Focada em transplante, liga acadêmica realiza curso introdutório

Com perfil multidisciplinar e visando desmitificar os tabus que cercam o procedimento de transplante, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Apoio à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Lamadott) da PUC Goiás realizou seu primeiro curso introdutório na tarde desta quinta-feira (9). A entidade foi criada em setembro do ano passado. Alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia participaram da formação, realizada no Auditório 3 da Área 2, na Praça Universitária.

Na programação, palestras de profissionais da Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO). O processo de doação e transplante de órgãos foi abordado pela enfermeira Katiuscia Christiane Freitas. Outro ponto importante – a entrevista com familiares – foi destacado pela psicóloga Eliana Nadim Saba. Já o médico neurocirurgião Lórimer Sandoval Carneiro explicou sobre morte encefálica.

Presidente da Liga, a acadêmica Brenda Ramalho lembra que os procedicmentos que envolvem transplantes ainda são pouco discutidos na academia e na sociedade, o que gera mitos em torno de questões complexas, como a morte encefálica. “Depois de estudar, você se apaixona e entende que morrer é o início de uma nova vida. É um sistema muito sério que realiza os procedimentos”, afirma, referindo-se ao trabalho da CNCDO.

A prova para os participantes do curso será realizada no dia 14 de março, às 19h30, em local a ser definido.

Fotos: Ana Paula Abrão