Feira oferta vagas de intercâmbio na Europa

Estudantes e professores interessados em intercâmbio para países europeus participaram nesta quinta-feira, 30,  do Study in Europe Road Show, organizado na Área 1 da PUC Goiás. Representantes de agências oficiais e de universidades da Alemanha, Suécia, Espanha, França, Holanda, Suíça e Dinamarca participaram de minipalestras e exposição para solucionar dúvidas sobre possibilidades de estudo, bolsas e pesquisa na Europa.

A programação percorre todo o Brasil e é organizada pelo Serviço de Intercâmbio Alemão em parceria com a agência oficial Câmpus France e o escritório holandês Nuffic Nezo Brasil. Pela primeira vez em Goiânia, eles atenderam ao convite da Assessoria de Relações Internacionais da PUC Goiás.

Durante toda a manhã, cerca de 800 pessoas visitaram a exposição e receberam informações importantes sobre oportunidades de intercâmbio nos países europeus para graduação e pós-graduação. Eles foram recebidos pelo assessor de Relações Internacionais, professor Paulo Gonzaga, e pela comitiva do Study in Europe, formada por 11 representantes das agências internacionais no Brasil.

“Não temos parceria ainda com esses representantes e também estamos estreitando laços para criar novas oportunidades para os estudantes da PUC Goiás. Eles estão oferecendo cursos, oportunidades de bolsas de estudos e quais são os intercâmbios oferecidos para os brasileiros”, explica o assessor da PUC, que acredita em novos convênios a partir da visita das agências internacionais a Goiânia.

Para Juliana Granjeiro, assessora da Nuffic Nezo, a experiência em Goiânia foi surpreendente e o público apresentou várias demandas para a agência. “A gente vê uma abertura dos estudantes brasileiros, inicialmente, por causa do Ciência sem Fronteiras, programa fundamental para o intercâmbio”, explica ela.

De volta à casa, o egresso de Relações Internacionais da PUC Goiás, Leandro Rocha participou da programação como representante da embaixada da Suécia no Brasil. Ele falou sobre a presença do país no cotidiano brasileiro, por meio de marcas, descobertas e empresas, como Skype e Soptify. “A Suécia possui 10 universidades no ranking de 100 melhores do mundo e  900 programas de graduação e mestrado em inglês, o que é uma grande oportunidade para o brasileiro”.

Fotos: Weslley Cruz