Exposição rememora trajetória de dom Tomás

No quinto ano da morte de dom Tomás Balduíno, doutor Honoris Causa da PUC Goiás e bispo da Diocese de Goiás, sua trajetória e militância foram lembradas na abertura da exposição Repartir a Terra é Dividir o Pão, organizada pela fotógrafa Antonieta de Sant’Ana, que estará em cartaz na Escola de Formação de professores e Humanidades,  até o dia 4 de outubro. Das 9h às 22 horas, o público poderá conferir os registros fotográficos sobre a vida de dom Tomás.

O lançamento foi realizado nesta terça-feira, 24, com a presença da fotógrafa, pessoas ligadas à história do bispo e a comunidade acadêmica. Fotógrafa documental premiada e reconhecida internacionalmente, já tendo feitas diversas exposições no Brasil e Europa, Antonieta de Sant’Ana traz registros de 1983 a 2014, quando conviveu com ele. A jovem estudante, de Imperatriz (MA), pediu asilo político ao religioso, em 1979, por causa da pressão do regime militar.

Ao lado de dom Tomás, ela documentou as lutas pela terra na zona rural do estado, as Romarias da Terra, os encontros com indígenas, camponeses e quilombolas, e as marchas e reuniões onde dom Tomás sempre buscou promover a discussão sobre a democracia e a justiça no Brasil. São 44 fotos, distribuídas em 26 paineis, que destacam estes momentos na vida do bispo, que faleceu em 2014 em Goiânia.

“Dom Tomás nunca andou sozinho”, diz a fotógrafa Antonieta, conhecida como Chica. É um destaque que ela faz para a coletânea, em que ele aparece sozinho em apenas uma foto durante um discurso. “O povo faz parte da vida dele. Eu me encantei com isso”, explica ela. O foco da exposição são os movimentos sociais e, a partir desta memória, incentivar o rompimento das barreiras impostas atualmente.

Companheiro de lutas de dom Tomás, o frei José Fernandes, prior provincial dos Dominicanos do Brasil, prestigiou o lançamento e falou da importância destes registros para os jovens. “Mostra quem é dom Tomás para nós hoje, em uma perspectiva de com quem ele andava, quem o acompanhava. Essa mostra nos posiciona de que lado nós estamos hoje, tanto na sociedade quanto na igreja”, afirmou ele.

PUC Goiás

Em 2006, dom Tomás recebeu o título de doutor Honoris Causa pela PUC Goiás. Na época, como lembrou o chefe de gabinete, Lorenzo Lago, quis inverter o nome para causa honoris. “Ele sempre falou que o importante era a sua caminhada”. Foi assim que a relação com a universidade foi consagrada, mas bem antes disso, o bispo e a instituição caminharam juntos na primeira experiência de educação à distância em Santa Fé de Goiás para a formação de professores, ainda na década de 1980.

Presente na cerimônia, a vice-reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, destacou a importância da trajetória de dom Tomás para a luta pelos direitos humanos, pela justiça social e sempre à favor dos pequenos. “Ele era um testemunho forte de vida evangélica no sentido mais radical do evangelho, portanto este espaço desta escola tem nas suas raízes uma influência forte dele no projeto pedagógico dessa universidade, especialmente desta escola”, testemunhou ela, lembrando que a homenagem é realizada no ano do Jubileu de Diamante e da importância do bispo para a história de Goiás e para a história da educação.

Fotos: Ana Paula Abrão