Exposição do Confaloni termina com homenagem à Escola de Artes e Arquitetura

A exposição Centenário Confaloni, com parte do acervo do artista e religioso italiano considerado um divisor de águas na história das artes em Goiás, foi encerrada oficialmente depois de três meses aberta ao público, na Galeria PUC, na Área 3, nesta quinta-feira, 27. Mais de mil pessoas visitaram as obras do artista italiano, radicado em Goiás, durante este período.

O evento de encerramento também foi o momento de homenagear toda a Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, que foi fundada a partir da Escola de Belas Artes, criada pelo Frei Nazareno Confaloni. Mais de 200 caixas de reproduções das obras expostas durante a mostra foram entregues para professores, funcionários e alunos, que participaram diretamente da exposição.

“Este é um momento de reconhecimento da Escola como herdeira da Escola de Belas Artes e da herança artística do Frei Confaloni”, afirmou o professora Marcelo Granato, diretor da escola. Foram expostas 51 pinturas a óleo e 20 reproduções de desenho. A exposição foi organizada pelo professor com curadoria da profa. Nancy de Melo Pereira, e da aluna de Design, Tainá Guimarães Coelho.

As homenagens foram realizadas pelo professor Lorenzo Lago, chefe de gabinete da PUC Goiás, que entregou as caixas e a carta de agradecimento junto ao professor Marcelo. Para Lorenzo, a partir da exposição, a Galeria da PUC passa a ser mais um dos espaços animados pela Escola de Artes e Arquitetura, responsável por toda a concepção, coordenação e realização da exposição do Centenário Confaloni. Ele ressaltou ainda que esta foi a primeira exposição realizada em Goiás para homenagear o artista, professor e religioso.

Para Nancy Pereira, homenageada, a exposição possibilitou oferecer conhecimento sobre o artista e a obra para alunos e para a comunidade. “Houve muito envolvimento dos alunos e aprendizagem, que eles vão lembrar da sua influência para a construção dentro da nossa escola e da nossa cidade”.

O local recebeu projeto de luminotécnica do professor Marcelo Acar Pereira, que será mantida para outras exposições, e identidade visual da professora Genilda Alexandria. Com o encerramento da exposição, todo o acervo será guardado para ser doado aos frades dominicanos, que já são proprietários de parte das obras e planejam criar um museu para o artista na Cidade de Goiás.

Ainda para celebrar o Centenário de Confaloni, o professor Lorenzo Lago anunciou que a Escola de Artes e Arquitetura irá organizar exposição dos discípulos do professor a partir do segundo semestre deste ano.

História

Confaloni veio da Europa para Goiás na década de 1950, quando já era um artista e trouxe uma nova fronteira para as artes plásticas. Os desenhos, além da inspiração religiosa, trouxeram novos conceitos para a representação artística no Estado. A exposição Centenário Confaloni integrou uma parceria entre a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da PUC Goiás, e a Ordem dos Pregadores (Frades Dominicanos), que são responsáveis pela conservação e exposição pública do acervo atual.

Fotos: Weslley Cruz