Exposição de arte recebe estudantes de projeto social

Brenda Alves Nunes tem 17 anos e, em breve, pretende entrar para o Ensino Superior. Nesta terça-feira, 5, ela vivenciou momentos únicos da sua trajetória estudantil: esteve em uma universidade, conheceu uma das maiores bibliotecas do estado e ainda fez sua estreia em uma exposição de artes.

Aluna do curso de Informática Básica 1 da Escola de Formação da Juventude, projeto extensionista da PUC Goiás, ela visitou a Biblioteca Central da Universidade, na Área 1, e a exposição de Rodrigo Godá, Aspectos da Contemporaneidade, que faz parte das comemorações do Jubileu de Diamante da PUC. “Eu gostei bastante da exposição, tem muita crítica social e ambientalista”, afirmou a jovem. Também aluno de informática, Marcos André, 17 anos, gostou de conhecer as obras de Godá e o acervo da biblioteca. “Eu achei bastante interessante e interativo”, disse o visitante.

A Escola de Formação da Juventude levou cinco turmas, com 15 alunos cada, para conhecer o espaço e apreciar a exposição. Jéssica de Domenico, aluna de Psicologia da PUC Goiás, é estagiária na Escola de Formação da Juventude e acompanhou os alunos do Projeto Vida, que trabalha temáticas sociais, desde o racismo até a inclusão. A experiência em uma exposição de artes trouxe a possibilidade  de refletir sobre o acesso à arte e a importância dela para o pensamento crítico.

As visitas foram guiadas por bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás e pela coordenadora professora Anunziatta Spencieri. Uma das guias, Ariele Nunes, a bibliotecária disse que a exposição chamou a atenção dos jovens por tratar das questões envolvendo sustentabilidade e tecnologia. “Trazer esses alunos  é uma forma de incentivar a leitura, neste caso das artes plásticas. Assim iniciamos a vida deles dentro das bibliotecas”.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o artista plástico goiano Rodrigo Godá está com seu trabalho exposto durante o mês de novembro no Hall da Biblioteca Central. Goiano, ele iniciou jovem uma trajetória de participações em seleções e convites para eventos de arte. Já participou de numerosas exposições, individuais e coletivas, em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, e galerias, museus e feiras de arte pelo país, além de algumas no Chile, Cuba e Itália, onde se destaca atualmente.

Fotos: Weslley Cruz