Exposição apresenta trabalhos acadêmicos da Unati
A quinta edição da Exposição de Conhecimentos da Unati (Expocon) foi realizada nesta quinta-feira, 12, no Auditório da Área 6 da PUC Goiás, promovendo reflexões e trocas de experiências entre os participantes. O evento integra as ações do Programa de Gerontologia Social (PGS) da universidade, que coordena a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), e contou com a presença de estudantes, professores e a comunidade.
A abertura foi marcada por uma missa conduzida pelo padre Helton Thyers Melo, da Paróquia Universitária. Em seguida, os participantes acompanharam a apresentação do grupo de estudos Corpo, Tempo e Memória, coordenado pelo professor Rafael Arcanjo. Com um diálogo dramatizado e a palestra Experiência corporal e temporal à luz da filosofia moderna, o grupo compartilhou reflexões sobre as mudanças corporais na velhice e seus impactos nas vidas subjetivas e interpessoais.
“O nosso objetivo é refletir as mudanças do corpo e quais são os impactos delas na vida dos estudantes da Unati. Trazer essas questões ao centro das discussões representa uma mudança de paradigma e me torna um professor melhor ao aprender com eles”, destacou Rafael Arcanjo, que também é mestre em Filosofia pela PUC Goiás.
A professora Lisa Valéria, coordenadora do PGS, ressaltou a importância da Expocon como espaço de integração e partilha de conhecimentos. “A Expocon surgiu de uma demanda dos próprios alunos para compartilhar o que aprenderam nas disciplinas. Este evento é uma oportunidade de demonstrar que a aprendizagem ocorre ao longo da vida e de valorizar o protagonismo dos nossos estudantes”, afirmou.
Lisa também mencionou que, ao longo dos anos, a participação na Unati tem trazido benefícios significativos para os idosos. “Percebemos que a interação e o protagonismo nas atividades da Unati ajudam a melhorar a qualidade de vida, impactando inclusive na redução do uso de medicamentos em alguns casos”, explicou.
Participação e encerramento
A estudante Nadir Marques, participante da Unati, compartilhou sua experiência. “É muito importante para a terceira idade ter esse convívio em um ambiente saudável. Integramos e aprendemos com as pessoas, o que faz toda a diferença para nossa vida.” O evento será encerrado com uma apresentação especial do Coral Santa Cecília, reforçando o compromisso da PUC Goiás em proporcionar experiências transformadoras para a comunidade 60+.
Fotos: Wagmar Alves