Evento aborda diferentes opções de intercâmbio no Canadá

Dezenas de acadêmicos de diversos cursos de graduação e professores da PUC Goiás participaram nesta terça-feira, 26, da palestra Estudar e Trabalhar no Canadá. A atividade foi organizada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da universidade, em parceria com a Overseas Frontiers e o Red River College.

“Muitas vezes, o aluno tem informações sobre as oportunidades no Canadá por meio da internet ou procurando diretamente a ARI, mas estar aqui, face a face, podendo tirar todas as suas dúvidas é uma oportunidade fantástica”, afirma o assessor Paulo Gonzaga.

Segundo ele, esta é a segunda vez que as entidates conversam com os alunos da PUC Goiás. Após a primeira, em 2014, acadêmicos chegaram a fazer cursos rápidos lá. “É uma demanda importante, que sempre demos atenção”, explica. Convênios para que estudantes da universidade e da PUC Idiomas tenham descontos em cursos intensivos e profissionalizantes no exterior também já foram firmados, com sucesso, com instituições do Canadá, da França e da Itália.

Portas abertas

País de dimensões continentais e conhecido, no Brasil, por seu inverno severo, o Canadá tem outra fama importante: a de ser amigável com estudantes estrangeiros e de facilitar, caso queiram, a imigração para o país.

“Hoje, o Canadá é um dos principais países para estudantes. Existe a vantagem de poder trabalhar e também a busca constante por profissionais qualificados”, ressalta a coordenadora de projetos institucionais do Red River College, Hellen Costa. Localizado em Winnipeg, na província de Manitoba, o college é considerado o mais importante de sua região e oferece diversos programas para estudantes estrangeiros. Agora, a expectativa é que as duas instituições, Red River e PUC Goiás, firmem convênio de cooperação internacional para pesquisas. O assunto já está sendo “conversado”, adianta o assessor Paulo Gonzaga.

Empresa que trabalha com programas de idiomas em todo o Canadá, a Overseas Frontiers apresentou aos alunos e professores as diferentes opções e cidades do país. “Estamos presentes em todas as províncias do Canadá”, destaca a diretora da entidade, Carmen Zelaya. Segundo ela, um local muito procurado por brasileiros tem sido a província de Manitoba, onde está localizado o Red River College, “porque tem boas instituições de ensino, boa qualidade de vida e preços mais baixos se comparados a outras províncias”.

Para mais informações sobre possibilidades de intercâmbio para acadêmicos da PUC Goiás, procure a Assessoria de Relações Internacionais da universidade, pelo telefone (62) 3946-1239, e-mail ari@pucgoias.edu.br ou na página da ARI no Facebook.