Estudantes do curso de Relações Internacionais participam da 8ª BID Brasil
No dia 4 de dezembro, acadêmicos do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás compareceram à 8ª edição da Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil (BID Brasil). O evento é organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), em parceria com a Apex Brasil e o Ministério da Defesa.
Já consolidado como o principal evento desse setor no país, o objetivo é reunir as maiores empresas de defesa, nacionais e estrangeiras, atuantes em território brasileiro e proporcionar negócios, networking e inovações tecnológicas.
Participação inédita
É a primeira vez que discentes do curso participam de uma edição da BID Brasil. A iniciativa partiu da Liga Acadêmica de Estudos em Segurança Internacional e Defesa (LAESID), que organizou a viagem com o objetivo de aproximar seus integrantes do mercado de defesa. Os estudantes foram acompanhados pelo professor Giovanni Hideki Chinaglia Okado, orientador da LAESID.
No evento, os participantes tiveram a oportunidade de entrar em um blindado EE9-Cascavel e em uma réplica do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), simular um voo na aeronave A-29 Super Tucano e conferir novidades em tecnologias militares. Além disso, eles também conversaram com empresários, diplomatas e funcionários do governo para ampliarem seus conhecimentos sobre o setor.
Devolutiva
Para a coordenadora-geral da LAESID, Ana Luisa Garcia Cid Gonçalves, ser uma das fundadoras da Liga e encerrar o semestre proporcionando a visita à Mostra BID foi uma experiência extremamente gratificante.
“Após meses dedicados ao estudo e à pesquisa sobre o comércio de armas e outros temas relacionados à Segurança Internacional e Defesa, ter a oportunidade de observar de perto os equipamentos, as empresas responsáveis pela fabricação e fornecimento desses materiais, além do trabalho das forças militares brasileiras, foi enriquecedor”, refletiu.
Ela complementou reforçando que a “vivência prática trouxe uma dimensão completamente nova àquilo que estudamos na teoria, oferecendo não apenas aprendizado, mas também inspiração e motivação para aqueles que desejam construir uma carreira na área”.
Maria Fernanda Silva de Albuquerque, que ingressou na LAESID neste semestre, compartilha a opinião da coordenadora-geral: “a BID me permitiu ter outro olhar sobre segurança. Além de gostar, eu achei necessário para o entendimento do uso das ferramentas usadas nas operações, uma vez que todos os estandes se prontificaram a explicar o porquê do uso de todas as ferramentas. Gostei muito, e iria de novo”, opinou.
(Texto: Giovanni Hideki Chinaglia Okado)