Estudantes do curso de Fisioterapia celebram marco na graduação

A partir de 2024/1, 21 estudantes do curso de Fisioterapia iniciarão o estágio e terão sob sua responsabilidade vários pacientes. Para celebrar a transição do conhecimento teórico para a atuação clínica, o Centro Acadêmico do curso promoveu na última sexta-feira, 13, no auditório da Área 4, a cerimônia Meio Fisioterapeuta.

Como o nome do evento sugere, os acadêmicos encerram neste semestre a metade da graduação. De acordo com o presidente do C.A, Heitor de Oliveira Santos, a solenidade inaugura uma nova etapa da vida acadêmica, além de proporcionar uma integração entre os estudantes.

Durante a cerimônia, os futuros estagiários fazem um juramento para reiterar seu compromisso com a ética profissional e recebem o jaleco das mãos dos próprios familiares.

“Os próximos 2 anos serão de estágio e este marco inicia uma nova fase. É importante para o desempenho acadêmico, o aluno fica mais interessado no curso e a família percebe essa conexão com a universidade”, explicou o presidente do C.A.

Preparação para o fazer profissional

O estágio no curso de Fisioterapia da PUC começa no 6º período e é importante destacar que a transição para a prática clínica ocorre de forma gradativa com suporte do corpo docente. Coordenadora do curso, a profa. Larissa Veloso explicou que, no próximo semestre, os acadêmicos realizarão atendimentos durante dois dias na semana, só que  a aquisição do conhecimento teórico juntamente aos professores prossegue ao longo das disciplinas lecionadas nos outros três dias.

“Os estudantes levam esse conteúdo para o estágio e vão aplicando com seus pacientes. Isso acontece no 6º e 7º períodos. Já no último ano, os estágios são todos os dias da semana e englobam só atendimento prático, discussão de casos e sessões clínicas para que eles se aprofundem na prática. Nesta etapa, eles estão preparados para realizar atividades em várias áreas da fisioterapia e aprendem o necessário para ingressar no mercado de trabalho”, informou.

Vocação

Entre os estudantes que receberam o jaleco, o sentimento era de gratidão pelo caminho percorrido até agora e a expectativa para articular teoria e prática, afinal um mundo de possibilidades será apresentado para eles a partir do próximo ano.

A acadêmica Ana Paula Silvério, 36, está na segunda graduação e encontrou no curso de Fisioterapia uma vocação para o cuidar. Apaixonada pela área da Saúde, ela almeja atuar nas unidades de terapia intensiva após concluir o curso.

“O anseio de ajudar é muito grande. E o curso representa uma realização pessoal: o desejo de ser útil, fazer a diferença na vida da pessoa, devolver a vida para o paciente, a função, o movimento… É uma motivação saber que posso contribuir para isso”, celebrou.

Fotos: Ana Paula Abrão