Estudantes de Ciências Contábeis prestam assistência à comunidade

Teve início na manhã deste dia 14, no pátio do Câmpus V, a iniciativa do curso de Ciências Contábeis que consiste em oferecer serviços gratuitos de assistência social à comunidade interna, externa e local, relativos a verificação da regularidade do CPF, avaliação das Declarações de Imposto de Renda (IR) e até mesmo elaboração destas, além de orientações sobre MEI (microempreendedor individual).

A inciativa segue nesta terça-feira nos 3 turnos, visando o atendimento da maior quantidade possível de interessados. Para tanto, haverá revezamento de monitores e professores. Nos dias 23 e 24, durante a Jornada da Cidadania, no Câmpus II, serão oferecidos os mesmos serviços, também em período integral.

Presente no evento representando o Conselho Regional de Contabilidade, o professor José Gilmar Carvalho de Brito enfatizou que a declaração do IR é um fator de cidadania porque promove a prestação de contas da pessoa física ao governo brasileiro.

Em seguida, o conselheiro destacou que o caráter filantrópico da ação atribui ainda mais importância ao trabalho desenvolvido pela PUC Goiás, que, a seu ver, deveria ser replicado por outras instituições de ensino.

Outro dado trazido pelo conselheiro e professor é a possibilidade de se fazer destinação de renda, pela declaração do IR, à pessoas que estão vivendo em situação calamitosa, como se vê no Rio Grande do Sul: “Nós conclamamos aos contadores que expliquem aos contribuintes sobre essa possibilidade para que seja feita essa destinação aos nossos irmãos que padecem dos estragos causados pela tragédia que assola o RS”, adita.

Acompanhando a movimentação do projeto, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Elizabeth Vieira Porto Pereira, conta que, executada pela primeira vez, um dos objetivos da iniciativa é estimular o estudante a praticar o conhecimento adquirido na graduação: “Nosso estudante vai fazer o atendimento dentre aqueles serviços que oferecemos e o nosso cliente, que é a comunidade, vai ter acesso a uma prestação de serviço de qualidade e sem custo. Essa é uma forma de a gente mostrar para a sociedade que estamos dispostos a ajudar e orientar”, explica.

Acadêmico do curso de Ciências Contábeis na modalidade EaD, Wesley Moreira Martins, considera que o projeto ensinou muito: “Eu aprendi a fazer declaração de IR durante os treinamentos para os atendimentos e a gente espera fazer muitas declarações e entregar um serviço de qualidade”, manifesta.

Wesley conta que se inscreveu para participar também dos atendimentos que serão feitos nos próximos dias 23 e 24, durante a Jornada da Cidadania: “É muito gratificante oferecer esses serviços de forma gratuita para a população”, refere.

O público estimado para atendimento hoje, 14, é de cerca de 200 pessoas.

Foto: Wagmar Alves

Fotos: Wagmar Alves