Estudantes aprendem sobre Síndrome de Down

Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, o Programa de Referência em Inclusão Social da PUC Goiás e o Centro Acadêmico de Psicologia realizaram um evento para compartilhar informações e desfazer mitos sobre a síndrome. A programação foi realizada na quinta-feira, 24, na Área 4.

As professoras Luciana Novais e Renata Barreto, do Projeto Alfadown, responsável pela alfabetização de jovens e adultos com a síndrome, falaram da sua experiência com as pessoas com Down e da importância de divulgar sobre esta realidade para toda a sociedade. O jovem Tiago Francis, educando do projeto, também participou da conversa e falou sobre sua experiência

“O evento é uma oportunidade para que os alunos de diversos cursos da PUC conheçam sobre a Síndrome de Down desmistificando alguns mitos e possibilitando a conscientização e respeito as pessoas com deficiência”, explica professora Luciana, que é psicóloga e coordenadora do Alfadown.

Para Júlia de Oliveira, estudante do 7º período, foi a oportunidade de saber mais sobre um tema que está fora do seu currículo acadêmico. “A síndrome de Down é pouco abordada na graduação, mas está muito presente hoje na sociedade”, afirmou.

Para a professora Renata, pedagoga responsável pelo Alfadown, o evento é uma oportunidade de ampliar o conhecimento e diminuir o preconceito. “Inclusão só é possível se nos movimentarmos. Para muitos hoje ainda não convivem com pessoas com Down, mas podem sair daqui com uma experiência diferente”.

Fotos: Weslley Cruz