Estudante de Gastronomia da PUC vence Printer Chef 2024

A estudante de Gastronomia da PUC Goiás, Emanoely Lopes Dias Paiva, conquistou o título de vencedora do Printer Chef 2024, a primeira competição de gastronomia com alimentos bioimpressos em 3D do mundo. A final foi realizada dentro da programação da Campus Party Goiás 4, no estacionamento do Passeio das Águas, em Goiânia.

Emanoely, que está no quarto e último período do curso, brilhou ao apresentar pratos inovadores e saborosos. Para o prato principal, preparou um lombo suíno grelhado ao molho de laranja e mel, acompanhado de fonduta de queijo gorgonzola, farofa de cebola e gremolata que serviu para rechear a impressão 3D de batata. Na sobremesa, o destaque foi uma mandala de chocolate bioimpressa, acompanhada de creme de confeiteiro de coco, compota de manga, crumble de castanha de caju e folhas de manjericão.

“Foi incrível participar! É uma mistura de emoções, porque você se sente pressionado, mas também muito focado no que está fazendo. Enfrentamos contratempos, mas essa experiência foi valiosa. Além de superar a timidez, decidi me desafiar e foi muito gratificante ter meus pratos escolhidos como os melhores em duas ocasiões”, contou Emanoely, que vê o prêmio como uma confirmação de seu potencial.

O Printer Chef 2024 contou com a curadoria da PUC Goiás, por meio de seu curso de Gastronomia, que esteve à frente da organização do evento. Estudantes competidores, egressos jurados e professores compuseram a equipe que destacou a universidade como referência na formação gastronômica.

A coordenadora do curso, professora Cristiane Souza, enfatizou o papel formativo da instituição. “A PUC tem a fórmula certa. Nosso curso alia teoria e prática de forma interdisciplinar, o que dá confiança aos alunos para participarem de competições. Isso reflete na qualidade dos nossos acadêmicos e nos resultados que conquistamos.”

Idealizado por Ângela Oliveira, pesquisadora de novas tecnologias, o Printer Chef busca apresentar ao público as possibilidades da bioimpressão de alimentos, que utiliza células-tronco para produzir alimentos sem a necessidade de abate animal.

O evento contou com parceria da 3D Biotechnology Solutions e da Royal Chef Moda Gastronomia. O vencedor recebeu, além do título, um estágio no prestigiado restaurante Famu, em Goiânia, e a chance de participar da próxima etapa da competição.