Estações reúnem serviços gratuitos e diversão para o público

A 5ª Jornada da Cidadania, promovida em parceria com a Arquidiocese de Goiânia, oferece centenas de atividades e serviços gratuitos para a população da Grande Goiânia com o objetivo de possibilitar acesso às milhares de pessoas que passam pelo Câmpus II da universidade, no Jardim Mariliza, momentos de lazer, alegria e cidadania. A partir do dia 24 (Quinta-feira), às 8 horas, até o dia 26, às 18 horas, diversos serviços e atendimentos serão disponibilizados ao público gratuitamente.

Estação Saúde

Nos três dias da programação, das 8h às 17 horas, serão oferecidos serviços como teste da linguinha, rastreio de fala e linguagem, orientação de pacientes com diabetes e hipertensão, orientações sobre vacinas e DSTs, serviços de oftalmologia, dosagem de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica, entre outros workshops e atendimentos.
Já o Pontinho da Saúde, voltado para o público infantil, será montado novamente no Parque da Criança, onde serão realizadas triagens de problemas auditivos, déficit de crescimento e obesidade infantil. Todos os atendimentos são gratuitos.

Estação Vida e Natureza

Orientação e formação qualificada sobre o meio ambiente. O púbico poderá visitar a Trilha do Cerrado e exposição de serpentes vivas e espécimes diversos com objetivo de Educação Ambiental. Além disso, saber mais sobre o Aedes aegypti e a genética usada para a superação da violência. As visitas serão de quinta-feira a sábado, das 8h às 17 horas.

Estação de Empreendedorismo e Negócios

Com auditório próprio, a Estação terá, das 8h às 20h30, palestras com temáticas voltadas para a área, como propriedade intelectual, entrevista de emprego, tendências de mercado e outras. O público contará com atendimento do INSS, Acieg, Sebrae e outros parceiros presentes na Jornada. Também será a oportunidade de conhecer os negócios dos alunos da Escola de Gestão e Negócios.

Estação Jurídica

Um dos espaços mais procurados da Jornada da Cidadania, a Estação Jurídica congrega serviços de atendimento jurídico, como consultas, orientações, encaminhamentos, resolução de conflitos e ajuizamento de ações. Das 8h às 17 horas, voluntários, professores e funcionários realizam o atendimento à população. Na estação, podem ser realizados serviços como divórcio e separação, conversão de separação em divórcio consensual, retificação de registro, reconhecimento de união estável consensual e audiências.

Estação Beleza

Para cuidar do visual dos visitantes, serão realizados cortes de cabelo e escovas gratuitas durante todo o evento, com as equipes do Cecom e da Semas. Além disso, em parceria com o Senac, nesta edição a Estação também oferecerá cursos de automaquiagem. Senhas serão distribuídas para garantir o atendimento de todos.

Estação de Arte e Cultura

Na área cultural, a estação funcionará nos dias 24 e 25, das 8h às 21 horas, e no dia 26, das 8h às 18 horas, com atividades para todas as idades. O público conferirá exposição de fotografia, recitais, espetáculos de dança típica e canto. Entre as atrações, o espetáculo Saltimbancos, baseado na obra de Chico Buarque, com o Grupo Guará, a intervenção dos personagens do Livro Mágico, da Cia de Dança Noah, e uma homenagem ao cantor Milton Nascimento com o coral PUC Goiás.

Estação Povos do Cerrado

Já tradicional, a Estação ocupa todo o Memorial do Cerrado, que recebe visitas gratuitas durante o evento. No local, são realizadas apresentações e oficinas com artesãos e pessoas da comunidade. É hora de aprender a fazer garapa, pinga, rapadura e beiju. Ainda é possível aprender com as fiandeiras e com artesãos reaproveitamento do cerrado. Entre as apresentações, estão previstas congo, hip hop, cantos e danças indígenas. Nos dias 24 e 25, a programação será das 8h às 17 horas e, no sábado, das 8h às 14 horas.

Estação das Profissões

Visitação orientada de alunos das escolas de Ensino Médio nas estações da Jornada com enfoque na formação profissional e minicursos diários de orientação sobre escolha de carreiras, nos turnos matutino e vespertino.

Estação PUC Linhas Aéreas

Utilização do simulador de voo para a divulgação da tecnologia embarcada e da formação de pilotos de linhas aéreas, durante toda a Jornada.

Estação Gourmet

Espaço organizado pelo curso de Tecnologia em Gastronomia e pelo curso de Nutrição para oferecer oficinas à comunidade com diversas receitas e técnicas e degustações ao final de cada aula. Vagas limitadas.

Estação de Conhecimento

Durante os três dias, a universidade oferecerá mais de 300 minicursos e oficinas para a comunidade universitária e para todos os visitantes da Jornada. Os temas são de todas as áreas e oferecerão formação qualificada para estudantes e professores. Além disso, serão realizados os seminários interescolares dentro da terceira edição do Programa de Formação Continuada de Monitores da PUC Goiás.

Estação da Construção

Um corredor tecnológico com exposição de técnicas e materiais de construção inovadores é uma das atrações da estação, que ainda conta com oficina de desenho, palestra sobre eficiência energética e oferta de serviços pelo Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo e pela Empresa Junior da Escola de Engenharia.

Mostra de Ciência e Tecnologia

Nos dias 24 e 25, o público irá conferir, das 8h às 21 horas, o resultado das atividades dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Matemática, Física, Química, Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Minicursos e palestras, além de demonstrações, são a atração da mostra.

Parque da Criança

Das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, as crianças vão se divertir no espaço montado exclusivamente para elas na Jornada da Cidadania. Jogos e atividades lúdicas, apresentações de números circenses, contação de histórias, atividades de educação alimentar, capoeira, pintura corporal indígena, pintura facial e muitos brinquedos.

Serviços com Parceiros

Detran, Secretaria Cidadã, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Vapt-Vupt, Senai Regional e outros oferecerão serviços gratuitos para a população, que incluem emissão de segunda via de documentos, emissão de passaporte do idoso, passe livre para pessoa com deficiência, cursos de formação profissional e até cadastro para recebimento de enxovais.