Estação Vida e Natureza destaca proteção aos biomas

Foram três dias de programação intensa na Estação Vida e Natureza, situada logo na entrada do Memorial do Cerrado da PUC Goiás, durante a Jornada da Cidadania. Pelo espaço, passaram alunos de escolas de Goiânia e da região Metropolitana, que puderam acompanhar orientações sobre a preservação dos biomas, com foco especial no Cerrado. As atividades tiveram a participação de alunos e de professores da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da universidade.

Os visitantes fizeram trilhas no Memorial do Cerrado, em que puderam conhecer a diversidade do bioma e personagem folclóricos, como Iara e o Curupira, que cuidam das águas e das matas.

Na tenda Ecologia Integral, os visitantes receberam explicações sobre a Encíclica Laudato Si’, que fala sobre o cuidado com a casa comum, é tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. “Essa é a essência do papel da universidade, que precisa contribuir para transformar a sociedade. O primeiro passo para isso é permitir que a sociedade entre em contato com o conhecimento”, constata o prof. Aparecido Divino da Cruz, o Peixoto, um dos coordenadores da Estação.

Acadêmico do 7º período de Biologia Caik Firmino de Castro, 23 anos, foi monitor na Estação. Ele relata que pais e crianças que visitaram o espaço ficaram encantados com a diversidade da natureza. Além de monitor, o acadêmico interpretou um biólogo, durante as apresentações. “Apresentei os biomas, falando dos animais e planta que fazem parte deles”, contou.

O evento

A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.

Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas.