Estação de Saúde Animal promove adoção e vacinação

Inédita na programação da Jornada da Cidadania, a Estação de Saúde Animal foi aberta ao público com atividades voltadas para os pets e para os tutores. No espaço do curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás, os visitantes puderam conhecer animais para adoção, trazer cachorros e gatos para vacinação e orientação sobre castração, vermifugação e outras doenças comuns para os pets. Todos os atendimentos foram realizados por estudantes e supervisionado por professores.  

A vendedora Thays Novais visitou a Estação com o filho de cinco anos Carlos Eduardo, que se apaixonou com um dos filhotes de cachorro para adoção. A família já cuida de outros três animais, mas irá refletir sobre a possibilidade de cuidar de um novo animal. “Acho muito bom ter esse espaço para incentivar a adoção dos bichinhos, eles precisam de um lar”, contou ela, que também visitou a Estação da Beleza, onde o filho cortou o cabelo, e a Estação da Saúde, onde aproveitou para fazer exames gratuitos. 

Para Geovanna Fernandes, estudante do 1° período do curso de Veterinária, a participação na Jornada é uma possibilidade de falar de adoção e do amor aos animais. “É muito bom ajudar a conseguir um lar para esses bichinhos.” Além da captação de tutores, os estudantes também precisam orientar sobre a guarda responsável de cada animal.  

Vacinação 

Além das adoções, a Estação também promoveu vacinação antirrábica dos animais levados por seus tutores. A estudante Maria Fernanda Dias levou Floquinho, Tequila e Apolo, os três cachorros de estimação para atualizar a carteira de vacinação, e também recebeu orientação sobre vermifugação e alimentação dos pets. O veterano do curso Bruno Nery afirma que a experiência possibilita ter um contato com a comunidade e praticar a clínica médica com os pets visitantes. Foi o caso do trio visitante, que recebeu as vacinas diretamente de Bruno.  

O atendimento e a adoção na Estação Saúde Animal continuam até o dia 24. A Jornada da Cidadania está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Foi aberta na quarta-feira, 22, e segue aberta ao público até o dia 24. Centenas de estudantes, professores, funcionários e voluntários se unem para garantir o acesso da população a diferentes serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer, das 8h às 17 horas, para a população da grande Goiânia. Esta é a sétima edição do evento, que conta com parcerias do poder público e da sociedade civil. 

Fotos: Weslley Cruz