Estação da Saúde realiza atendimentos e orientações para público diversificado

Entre as mais requisitadas, a Estação Saúde realizou diversos atendimentos gratuitos durante os dois dias da Jornada da Cidadania da PUC Goiás. Foram realizados atendimentos nas áreas de nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, serviço social, psicologia, biomedicina, farmácia, odontologia e medicina. Além disso, os pets também foram beneficiados com atendimento veterinário na Saúde Animal, a comunidade participou do projeto Biologia na comunidade e o curso de Zootecnia realizou minicursos.

Quem participou desta edição da Jornada, no Centro de Convenções da PUC Goiás,  pôde receber gratuitamente diversos serviços, entre eles, vacina contra H1N1, triagem para ISTs, curso para gestantes, aferição de pressão arterial e de glicemia, atendimentos psicológico de emergência, promoção da saúde em diabetes, saúde auditiva, câncer de mama, próstata e trato gastrointestinal, dosagem de glicemia capilar e exame de prevenção de câncer bucal.

A costureira Joelma de Souza aproveitou o feriado municipal para visitar a Jornada da Cidadania com foco na área da saúde. “O dia a dia é muito corrido e aqui eu tenho a oportunidade de fazer várias coisas em um lugar só e gratuitamente. Achei muito bom”, contou ela.

Na dosagem de glicemia ela foi atendida pela estudante de Biomedicina, Júlia Faleiros Martins. Pela primeira vez na Jornada da Cidadania, a jovem conta que o atendimento além de mostrar se o paciente está com algum problema também é um momento de orientação e de encaminhamento. “Temos aqui um público bem carente, que não tem acesso a serviço básico de saúde.”

Segundo o professor Amarildo de Moura, dos cursos de Biomedicina e Medicina, a Jornada é uma oportunidade garante aos estudantes uma prática do conhecimento teórico e também uma vivência humana dos desafios do atendimento em saúde. “Eles voltam para a comunidade o que aprendem na universidade. É muito importante e marcante isso.”

A enfermeira Raquel Carvalho também aproveitou a folga para visitar a Estação da Saúde. Mestranda na PUC Goiás, ela veio rever colegas e usar serviços oferecidos pela Jornada. Fez avaliação antropométrica, dosagem de glicemia, entre outros. “É importantíssimo termos dias assim porque na correria diária nem sempre a gente tem como se cuidar.”

A avaliação antropométrica foi realizada pela futura nutricionista Michele Gonçalves, que está no 5º período do curso de Nutrição. Ela afirmou que ao receber o público na Estação da Saúde é perceptível que este é o primeiro contato de muitas pessoas com a área da Nutrição e que é possível orientar e informar melhor.

Balanço

Coordenadora da Estação Saúde, a professora Karla Greik reafirma a importância dos serviços gratuitos oferecidos pela universidade durante a Jornada da Cidadania. “Há muita carência da população na área da saúde, no que diz respeito à atendimento e orientação seja médico, nutricional, fonoaudiológico ou outro. Aqui a gente abarca tudo isso em um lugar só com atendimentos de todas as áreas”, explica. Só no primeiro dia a Estação realizou 8.124 atendimentos.

Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz