Escola de Engenharia realiza aulas inaugurais

Aulas inaugurais dos cursos na área de Engenharia (Ambiental, Controle e Automação e Produção) movimentaram a Área 2 (Praça Universitária) da PUC Goiás, na manhã desta quarta-feira, 30, com a presença de egressos e representantes de organizações do mundo do trabalho. O objetivo dos eventos foi de acolher os calouros e fazer uma integração deles com os veteranos e corpo docente dos cursos.

Na Engenharia Ambiental, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pelo gerente de Compensação Ambiental e Áreas Protegidas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Erlon Maikel de Gouvea, sobre a gestão das unidades de conservação em Goiás, que atualmente somam cerca de 4% da área do estado goiano. “A unidade de conservação é uma das estratégias mais efetivas de manutenção da biodiversidade, tanto que o engenheiro ambiental conhece sobre esse assunto e é um campo de trabalho dele”, observa. Na ocasião, o palestrante informou que o Estado tem uma política de incentivo para que os municípios criem suas unidades de conservação e necessita de profissionais da área para apresentar os estudos que entram no cadastro dessas unidades.

Coordenador do curso, o docente Osmar Mendes Ferreira pontuou que desde 2012 as aulas inaugurais são realizadas com o intuito de trazer um palestrante que partilhe com o corpo discente conhecimento extra universidade – uma visão fora da academia. O tema abordado, de acordo com ele, é de relevância para que os estudantes compreendam as questões ambientais e sua respectiva missão como futuros engenheiros: “é uma forma de mostrar para população e nossos alunos que eles ainda têm muito trabalho pela frente e muita coisa para ser feita para atingir o que está estabelecido em lei. No caso, implementar áreas de proteção preservadas que sejam ali estabelecidas para deixarem um legado para as próximas gerações”, refletiu.

A aula inaugural da Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) reuniu representantes de empresas, egressa e membros do centro acadêmico para proporcionar aos estudantes uma visão geral sobre o curso. Empreendedorismo social, informações sobre programa de trainee, atuação em indústria de robótica e oportunidades na carreira acadêmica foram os pontos principais abordados durante o evento.

O curso é o mais novo da Escola, fundado em 2009, e desde então tem revelado talentos no mundo do trabalho. “É uma área que consegue conquistar o seu espaço e a cada dia que passa percebemos o controle e a automação na nossa vida. Os egressos conseguem se fixar e as empresas têm procurado nosso aluno para muitas atividades”, observou o coordenador do curso, prof. Vitor Hugo Martins e Resende.

Momento semelhante ocorreu no curso de Engenharia de Produção da universidade que reuniu seu corpo discente para discutir questões importantes ao longo do semestre, entre eles, a realização do Enade que, neste ano, envolverá as engenharias. O professor Ricardo Caetano Rezende observou que uma característica marcante da aula inaugural é trazer um egresso da casa: “eles falam sobre sua trajetória de formação acadêmica e profissional e como se sentiram no mercado. É um momento que traz segurança ao nosso aluno, além de ser um feedback para nós, professores, sobre tudo aquilo que transmitimos ao longo dos cinco anos do curso de Engenharia de Produção”, avaliou. Na Área 3, na Praça Universitária, o corpo docente e discente do curso de Engenharia de Alimentos também esteve mobilizado para sua aula inaugural, no turno matutino.

Fotos: Weslley Cruz