Equipe feminina de karatê da PUC vence competição nacional

A equipe feminina de karatê da PUC Goiás venceu os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Lutas 2018, realizado em Goiânia entre os dias 11 e 15 de abril, e ajudou a colocar a universidade no pódio da disputa. A instituição alcançou o segundo lugar geral da competição nacional. Formada pelas alunas Alessandra Braga, 21, Stefany Reis, 19, e Nicolly Moreira, 18, a equipe esteve com o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, na tarde desta quarta-feira, 18, para falar sobre a conquista. Além delas, o karateca Paulo Eduardo Prado, 23, campeão em sua categoria, participou do encontro. Todos os alunos são do curso de Direito.

Engajada no esporte desde os cinco anos, Stefany conquistou o troféu por equipes, o segundo lugar na categoria Kata e o primeiro na categoria menos de 50 quilos. Esta última vitória garantiu sua presença no mundial universitário, que ocorre em julho, no Japão. “Me sinto honrada, pois é o trabalho de uma vida toda”, diz ela, que faz parte da seleção brasileira universitária da modalidade.

O atleta Paulo Eduardo Prado também conquistou a sua vaga, no mundial do Japão. “Vinha me preparando para o JUB’s desde o ano passado, fiz uma cirurgia no ombro em setembro, visando a competição, então, é muito bom conquistar esse objetivo proposto”, relata ele. Agora, o foco é vencer a competição mundial e, ainda, alcançar uma vaga na seleção brasileira.

Além do troféu por equipe, a karateca Alessandra Braga conquistou o terceiro lugar na categoria entre 55 e 61 quilos. Ela se disse surpresa com o nível dos competidores, mas ressaltou que a preparação para os JUB’s garantiu o bom resultado.

Praticante do karatê desde os sete anos, Nicolly Moreira afirma que competir em equipe dá a segurança de ter o auxílio das companheiras. “Você sabe que, se perder, pode confiar na equipe”, afirmou.

Atletas-estudantes do judô também se destacaram no JUB’s Lutas.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, ressaltou a importância do esporte para a formação universitária e expressou a alegria da instituição pelo resultado positivo de seus alunos. “O esporte é uma das dimensões do projeto educativo da universidade, fomenta valores como a disciplina, a força de vontade, e ilumina os demais componentes do processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

Também participaram do encontro do assessor de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), prof. Paulo Prudente; a coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, Tatiana Linhares e representante da Federação Goiana de Desporto Universitário.

Jogos goianos

Na próxima sexta-feira, 19, a comitiva da universidade inicia sua trajetória em outra competição: os Jogos Universitários de Goiás – JUG’s 2018. A PUC Goiás disputará três modalidades – handebol, voleibol e basquetebol – e contará com a participação de 57 atletas e três professores. Veja mais informações clicando aqui.

Fotos: Weslley Cruz