Entrega de jalecos marca acolhida dos calouros de Medicina

Momento de acolhida dos calouros do bacharelado em Medicina da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, a Cerimônia do Jaleco reuniu 57 alunos ingressantes e seus familiares na noite desta sexta-feira, 31.

Realizada a cada turma ingressante, a cerimônia marca o início da jornada do estudante na universidade. “A família é muito importante, o nosso pilar. Essa caminhada de formação vai exigir muito de cada um e o apoio será fundamental. Nosso objetivo aqui, hoje, é acolher e mostrar aos familiares que universidade nós somos, onde é que eles estão entrando”, contextualiza a coordenadora do Centro Acadêmico do curso Thatyana Siqueira Gonçalves.

Para a coordenadora da graduação, professora Cáritas Marquez Franco a cerimônia representa um ritual de passagem para a vida acadêmica. Um primeiro passo em direção à nova etapa em suas vidas, mas destacando a importância do olhar afetuoso ao longo da jornada. “Eles irão, gradativamente, sendo inseridos nessa construção de ser médico”.

Do sonho à realidade

Nas primeiras fileiras do auditório, os calouros aguardavam ansiosos a chamada nominal para receberem, no palco, a entrega simbólica do jaleco, feita por um de seus familiares. Entre os acadêmicos, o jovem Christyan Polizeli, 20, que se mudou de Barra do Garças (MT) para estudar em Goiânia. “Sempre foi meu sonho, desde criança”, explica.

Nas poucas semanas de aula, diz já ter sentido a diferença desde o primeiro momento, com as diferenças do ambiente universitário, incluindo o método de aprendizado PBL, baseado na resolução de problemas. “É uma experiência única e desafiadora. Na aula aqui, é preciso ser mais proativo. É outro mundo”.

Para acompanhar o momento de acolhida, além da mãe, vinda do estado vizinho, vieram o irmão, a avó, o tio, a prima e o padrinho. Christyan ainda não sabia, mas além do jaleco, receberia uma carta assinada por eles. “É o sonho dele e ele é o sobrinho que queria estudar, que se esforçou, foi atrás. Apesar de arcar com a maior parte, a gente se junta para pagar, porque estamos sonhando juntos”, justifica o tio, Lidilone Polizeli Bento. “Na carta nós desejamos que ele seja um profissional tão bom quanto é como filho, sobrinho e neto”.

Ao todo, 74 estudantes ingressaram no curso de Medicina da PUC Goiás neste semestre. A Cerimônia do Jaleco ocorreu no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário.

Fotos: Wagmar Alves