Engenharias se reúnem para aula inaugural

A experiência no mercado de trabalho foi a tônica da aula inaugural dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica e Controle e Automação. Mais de 200 estudantes, entre calouros e veteranos, participaram da programação com palestras de consultores e empresários em diversas áreas da Engenharia. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 4, no Auditório 1 da Área 2.

Os alunos foram recebidos pelo diretor da Escola de Engenharia, professor Fábio Simões, e pelos coordenadores dos cursos. Segundo o professor Vítor Hugo Resende, coordenador de Controle e Automação, esta é a primeira vez que a aula é realizada com os três cursos e o objetivo foi salientar a interdisciplinaridade e as oportunidades diferentes oferecidas pelas áreas.

Foram convidadas seis empresas para mostrar como a atuação dos engenheiros pode ser ampla e integrada. O empresário Gabriel Ferreira falou sobre como a formação dentro da universidade é primordial para uma colocação no mercado de trabalho. Ele contou aos estudantes que, durante o curso, trabalhou em Empresa Junior, em projetos de pesquisa e realizou diversos estágios.

“Um diferencial no mercado será a capacidade de entregar resultado e para isso temos que aliar teoria com prática”, afirmou Gabriel. Outra diferença, segundo ele, é o coeficiente emocional, que segundo ele permite usar a capacidade intelectual para agir.

As dicas de Gabriel foram ouvidas atentamente pela estudante Giovanna Maia Rodrigues, do curso de Engenharia de Produção. Caloura, ela gostou de ouvir sobre os caminhos para aproveitar melhor a formação. Giovanna também ressaltou a importância de interagir com colegas de outros cursos e mesmo veteranos. “É uma troca de experiências”.

Fotos: Wagmar Alves