Engenharia de Produção compartilha experiência de egressos

Para abrir o início do semestre, o curso de Engenharia de Produção realizou nesta quarta-feira, 28, aula inaugural com a partilha da experiência de egressos. Mais de 100 alunos conferiram de perto os exemplos de quem já passou pela graduação e hoje atua no mercado de trabalho.

O engenheiro Pierre Filgueira, formado em 2006 em uma das primeiras turmas do curso, contou sua trajetória profissional até se tornar consultor do Instituto Senai de Tecnologia, em agosto de 2017. A principal dica do egresso é escolher uma área de especialização para se dedicar. “O curso te dá uma visão muito ampla, mas eu não tive discernimento ou troca de experiências antes de achar o meu lugar. Fui trabalhar e passei por várias empresas até achar o meu rumo”. O depoimento dele foi seguido de outra profissional, a engenharia Maristela Nunes, que também trabalha no Senai.

Mas no trabalho como consultor de processos produtivos, a experiência no chão de fábrica ajudou Pierre a compreender os desafios e buscar soluções eficientes. José Renato Santana, aluno do último período do curso, se despede como ouvinte da sua última aula inaugural. “Foram dez desde que eu entrei na PUC e é sempre bom. Percebemos que tudo que a gente aprende é colocado em prática e todas as experiências pessoais e profissionais valem muito a pena”, garante ele.

A troca de conhecimento, para o aluno, é desafiadora. Estagiário de uma empresa, José Renato espera sair do curso empregado e com mestrado engatilhado. “Este é um momento importante, com muitas expectativas e é bom realizar estas trocas para dar tranquilidade”, explica.

Para a coordenadora do curso, Maria Ximena Vasques, a aula inaugural é um  momento que reúne a maior quantidade de alunos com a possibilidade de apresentar as atividades curriculares e também as oportunidades que a universidade oferece durante o ano. Também é realizada a motivação dos egresso com as oportunidades e as vivências de quem já está no mercado de trabalho.