Engenharia de Alimentos traz experiências de egressas

Com o intuito de socializar experiências de uma recém-formada e de uma profissional experiente, o curso de Engenharia de Alimentos da PUC Goiás realizou aula inaugural na manhã desta quarta-feira, 7, na Área 2 (Praça Universitária), reunindo calouros e veteranos. Acolhidos pela coordenadora do curso, profa. Luciana Casaleti, os estudantes assistiram palestras proferidas pelas egressas Francielly Santos, 24, e Cicília de Paula, 35, que contaram aos alunos sobre sua trajetória na universidade e fora dela.

Cicilia, que terminou a graduação em 2005, incentivou os estudantes a manter a motivação, mesmo quando o mercado de trabalho não corresponde às expectativas criadas. Desde o segundo período do curso, ela realizou estágios que somaram ao seu currículo e despertaram o interesse de grandes empresas.

Atualmente, ela é supervisora de qualidade de uma multinacional onde atua há 6 anos. “Graças aos meus estágios consegui entrar no mercado de trabalho. Precisei readequar minha grade e cursar disciplinas comuns em outros cursos de Engenharia para conseguir cumprir a carga horária exigida pelo curso”, conta. Além disso, a egressa realizou estágios não remunerados e hoje colhe os frutos pelo esforço contínuo na graduação.

Recém-graduada, Francielly foi bolsista integral do curso pelo Prouni e sempre conciliou os estudos com o trabalho. É um dos casos de sucesso de alunos que saem da universidade com a vaga garantida no mercado. Atualmente ela é responsável técnica de uma empresa de médio porte da área de Alimentos, onde começou como estagiária, depois subiu para o cargo de analista júnior, analista sênior, coordenadora e, por último, o cargo atual.

“Por ser uma área ampla, tive que me especializar e procurar outros cursos. Hoje atuo com o desenvolvimento de novos produtos, rotulagem nas embalagens, cálculo de tabela nutricional, controle de processos e higienização da fábrica”, relatou. Além das palestras, a coordenação e o centro acadêmico partilharam informações gerais sobre o curso e a universidade, além de divulgar o cronograma de atividades deste ano.

Fotos: Weslley Cruz