Enfermagem discute violência contra mulher

Diante de um auditório com 400 acadêmicos do curso de Enfermagem, a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Ana Elisa Gomes Martins, proferiu palestra aos estudantes na manhã desta sexta-feira, 9, durante a aula inaugural do curso, que foi prestigiada pelo reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, gestores e docentes. Em sua explanação, a delegada informou sobre os tipos de ocorrências registradas na delegacia (física, sexual, moral e psicológica), sendo que mais de 80% dos crimes de violência doméstica estão associados ao consumo de álcool e drogas.

“O cenário da violência doméstica sempre foi muito preocupante no comportamento social. É uma mudança que precisa ser conquistada com o tempo, porque a sociedade ainda é muito machista. É importante que as pessoas tomem consciência sobre o debate e possam somar nesta luta, de forma que consigamos reduzir as estatísticas”, declarou a delegada.

O tema abordado na palestra vai ao encontro da Campanha da Fraternidade deste ano, que discorre sobre a Fraternidade e Superação da Violência. “Os alunos atuam em vários campos de prática e, muitas vezes, lidam com um público em situação de vulnerabilidade social. É um tema muito pertinente, porque podemos preparar os alunos para a prevenção”, declarou a coordenadora do curso, profa. Vanusa Claudete.

Reconhecimento
Mais de 900 estudantes estão matriculados no curso de Enfermagem. Neste semestre, apenas os calouros somam mais de 150. Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Milca Severino pontua alguns elementos que são reflexo deste reconhecimento: a nota 5 (avaliação máxima) concedida ao curso pelo MEC; o aumento das pesquisas realizadas na graduação, no âmbito da iniciação científica, e a existência do Mestrado em Atenção à Saúde, fato que impacta positivamente nos cursos da saúde, em especial, na Enfermagem, já que os estudantes podem dar continuidade à formação acadêmica no programa de stricto sensu.

“São vários aspectos e outro fator decisivo é a gestão. O curso tem uma importante liderança que cuida dos estudantes com muita competência profissional, carinho e atenção, atendendo às expectativas. A PUC também está avançando nos seus indicadores de qualidade e isso se reflete e impacta em todos os cursos de graduação”, analisa a pró-reitora.

A nota 5 e a oportunidade de ingressar na universidade por meio do Vestibular Social fizeram a caloura Jennifer Caetano, 17, optar pela PUC Goiás . Além disso, a formação voltada para a humanização da saúde foi outro atrativo: “ estou conhecendo a Enfermagem de outros modos. É uma forma humanizada de cuidar. A universidade é uma família e juntos podemos desenvolver ações para engrandecer ainda mais o curso”, declara a jovem.

Fotos: Jota Junior