Enfermagem discute Comunicação Não Violenta (CNV)

Frases bastante usuais no cotidiano como “fico feliz por você” podem trazer um efeito aparentemente inofensivo, mas de acordo com os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), sistematizada pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, o conteúdo desse tipo de mensagem é considerado agressivo, já que o locutor deposita no outro o motivo da sua própria felicidade.

Com foco na formação integral do corpo discente e para estimular nos estudantes a habilidade da comunicação interpessoal, o curso de Enfermagem da PUC Goiás realizou nesta quinta-feira, 5, no auditório da Área 4, sua aula inaugural, abordando o tema da comunicação não violenta e como essa conduta pode fazer a diferença no cotidiano do profissional de Enfermagem que, entre tantas atribuições, lida com pacientes por meio da arte do cuidado e, também, na gestão de equipes.

Diante de um auditório lotado, a professora da PUC Goiás, doutora em Ciências Sociais pela UFG, Gabriella Alvarenga, apresentou aos alunos os princípios da comunicação não violenta, destacando que seu principal objetivo é a conexão real com o outro, postura que exige empatia, observação dos fatos sem julgamento, expressão dos sentimentos e o reconhecimento das próprias necessidades a partir do uso de uma linguagem clara.

“Identificar e expressar os próprios sentimentos é difícil, porque demonstra vulnerabilidade, mas temos que aprender a comunicá-los e assumir a responsabilidade por eles. Os sentimentos mostram o que a gente precisa e se não falarmos, o outro nunca saberá o que precisamos”, atentou a psicóloga.

A aula inaugural é uma atividade de praxe do curso de Enfermagem que, a cada semestre, discute um tema diferente com seu corpo discente, com o objetivo de estimular o processo de ensino-aprendizagem, reciclar conteúdos e homenagear professores e gestores.

Um dos momentos-chave do evento foi a homenagem do colegiado à pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, profa. Milca Severino, em reconhecimento a sua dedicação à universidade, à ciência e ao curso de Enfermagem como um todo. Para o reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, momentos como esse revigoram a instituição e reforçam a missão educativa do curso de qualificar lideranças para um mundo melhor.

Fotos: Wagmar Alves