Encontro reúne bolsistas do período noturno

Cerca de 300 alunos contemplados em 2017/2 pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal, e pelo Vestibular Social da PUC Goiás participaram do Encontro de Bolsistas, no Auditório 1 da Área 2, na noite desta terça-feira, 19. Eles cursam graduações ofertadas no período noturno pela universidade, que neste semestre já reuniu beneficiados de graduações do período matutino e do curso de Direito.

Na acolhida especial, eles receberam informações sobre a universidade e conheceram a administração superior da instituição, representada no evento pelos pró-reitores Márcia de Alencar Santana (Extensão), Sônia Margarida Gomes Sousa (Graduação), Milca Severino (Pesquisa e Pós-Graduação), Daniel Barbosa (Administração), e pelo chefe de gabinete, Lorenzo Lago. Diretores de Escolas e coordenadores de curso também marcaram presença.

O coordenador de Assuntos Estudantis da PUC Goiás, Valterci Vieira, comandou as atividades e ressaltou o papel do Encontro de Bolsistas para esta nova etapa da vida acadêmica. “É uma oportunidade excelente para que a gente possa fortalecer o vínculo com os bolsistas, que tiveram uma participação significativa nos encontros. Eles entendem a mensagem da importância de estar conosco nessas boas-vindas, para se ambientar com informações imprescindíveis durante o curso”, ressalta.

Em mensagem aos estudantes, a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, ressaltou que o Ensino Superior dá mais autonomia ao aluno, ao passo que também exige mais responsabilidade. “É importante que vocês entendam que a nota não é apenas para a aprovação, ela é consequência da aprendizagem”, exemplificou.

“Porta” para o ensino superior

Para os estudantes que estiveram no Encontro, o evento serviu para conectar os alunos e a universidade. A acadêmica de Pedagogia Lorranne Carolinne, 21 anos, vê o Vestibular Social como uma a porta de entrada para a graduação. “Sem a bolsa, não conseguiria iniciar o curso. O benefício é importantíssimo para a minha entrada na universidade”, pondera.

Calouro de Ciências Aeronáuticas e bolsista do Prouni, Murilo Santos, 18, vê a bolsa como fundamental para o seu desenvolvimento no curso. “O fato que eu não arcar com os gastos de mensalidade me dá a oportunidade de me dedicar somente aos estudos”, comemora.

Para o calouro de Jornalismo Lucas Almeida, 17, o encontro é uma oportunidade para conhecer melhor a universidade e o benefício do Vestibular Social. “O mais importante é a oportunidade de nós nos integrarmos com a universidade. No início estamos perdidos e esse é um dos momentos para responder algumas questões tanto sobre a bolsa quanto sobre a instituição”, analisa.

(Com a colaboração do estagiário Gabriel Araújo, estagiário da Dicom)