Encontro de Estudantes da Extensão é aberto durante Congresso

Neste segundo dia do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) abriu a nona edição de seu Encontro de Estudantes da Extensão, que reuniu voluntários, bolsistas, estagiários e monitores dos programas e projetos de extensão da universidade.

Com o Auditório da Área 2, no Setor Leste Universitário, cheio, as atividades tiveram início com apresentação cultural da musicista Alba Franco e do dramaturgo, ator e diretor Danilo Alencar, ambos da Coordenação de Arte e Cultura (CAC), seguidos da conferência Juventudes na Contemporaneidade, ministrada pelo professor Flávio Sofiati, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Antes, gestores ligados à área na universidade destacaram a importância da extensão para a formação de “gente boa”.

“É um lugar para formação humanística. Fazer extensão é mais que um trabalho, é um grande prazer, porque faz com que sejamos seres-humanos melhores”, destacou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, professora Márcia de Alencar.

Coordenador de Extensão da universidade, o professor Leônidas Albano apresentou aos presentes os indicadores da área na universidade. Somente para este ano, a Extensão recebeu 2348 inscrições de alunos para atuação nos programas e projetos da instituição. A média, por semestre, é de 233 alunos participando. Somente em 2017, esses alunos e os 57 professores realizaram mais de mil atividades dentro e fora da universidade.

“No mundo, esse modelo de universidade que valoriza a extensão não é muito recorrente. É mais forte, aqui na América Latina, mas sempre, em encontros mundiais, é um modelo admirado por quem é de fora”, comentou o reitor Wolmir Amado, destacando que a extensão, na PUC Goiás, faz parte da identidade da universidade.

Participando da organização do evento e atuando como voluntária, a acadêmica de Publicidade e Propaganda Ana Carolina Marquez enumera vantagens na atividade extensionista. “Integra a universidade com a comunidade e proporciona o tipo de conhecimento que a sala de aula não vai te dar”.

O evento continua amanhã, durante todo o dia, com mesas-redondas, apresentação de trabalhos, debates e apresentações culturais.

Fotos: Jota Junior