Encontro de bolsistas marca compromisso social da universidade

O estudante universitário Ricardo Sebastião, 19 anos, saiu de Divinolândia, cidade no interior de Minas Gerais para estudar na PUC Goiás. Morando há apenas seis meses em Goiânia, o aluno do curso de Ciências Contábeis e bolsista do Prouni acentuou o significado do benefício integral para sua entrada na educação superior. “As bolsas são muitos importantes para quem não tem condição de ingressar meio acadêmico e formar”, afirmou ele, momentos antes do já tradicional Encontro de Bolsistas realizado pela instituição na noite desta terça-feira, 11.

No turno noturno, o evento ocorreu nas Salas Multiuso da Área 4 e reuniu graduandos dos cursos ofertados pela PUC Goiás no Setor Leste Universitário,. Os beneficiados pelo Prouni e pelo Vestibular Social, programa de bolsas da universidade que oferta desconto de 50% na mensalidade, foram recebidos pelo reitor Wolmir Amado, pró-reitores, gestores, diretores de Escolas e coordenadores de curso.

A programação foi aberta no período da manhã, também na Área 4. Ao longo deste mês, outras seis reuniões estão previstas (veja abaixo).

Para Ricardo, o evento é importante porque traz informações sobre os benefícios. “É importante para juntar todos os bolsistas, conhecer e entender melhor como funciona o programa de bolsas”, pontuou.

Em casa

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, diz que o Encontro de Bolsistas dá a esses alunos a certeza de que na PUC Goiás eles “estão em casa”. Ela frisou a responsabilidade acadêmica e social da universidade citando que “dois terços de nossos estudantes têm algum tipo de incentivo para continuarem aqui”.

A gestora abordou ainda o desafio da permanência na universidade para estes graduandos – muitos deles conciliam estudos e trabalho – e enfatizou que o encontro visa, também, fortalecê-los para a jornada da graduação. “Eles têm que ter certeza de que nós somos parceiros e que a presença deles aqui [na universidade] vai construir um futuro melhor”, prevê.

A acadêmica de Serviço Social e bolsista do Vestibular Social, Aliny Evilyn Ferreira, 19, afirma que o auxílio é fundamental para estudantes de baixa renda. “Se não fosse essa bolsa muitos alunos não estariam estudando aqui, sem essa oportunidade dos 50% [de desconto]”, frisou.

Oportunidades

Além das possibilidades para permanência no ensino superior, os estudantes também puderam conhecer as oportunidades ofertadas pela universidade. A pró-Reitora de graduação, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, incentivou os acadêmicos a exercitarem a autonomia intelectual.

Ela também apresentou espaços como Proa e a Biblioteca Central, na Área 1, e oportunidades como a monitoria e a iniciação cientifica. “São um passo para a docência universitária”, frisou, citando que a intenção da PUC Goiás é que os universitários finalizem esta etapa da formação como novas pessoas. “Essa é uma instituição que preza as relações humanas, respeita a individualidade e, sobretudo, quer um país mais fraterno para todos nós”, salientou.

Confira as datas e locais de outros encontros:

– Dia 13/09 – 18h30 – Mini auditório Sala 406 A, Área 6 – para estudantes do turno noturno (estudantes da Área 6 – EFPH).

– Dia 17/09 – 8h30 – Mini auditório Sala 207 B, Câmpus V – para estudantes do turno matutino do Câmpus V.

– Dia 17/09 – 15h – Mini auditório Sala 207 B, Câmpus V – para estudantes do turno vespertino do Câmpus V.

– Dia 17/09 – 18h30 – Mini auditório Sala 207 B, Câmpus V – para estudantes do turno noturno do Câmpus V.

– Dia 20/09 – 8h30 – Auditório Bloco “S”, Câmpus II – para estudantes do turno matutino do Câmpus II.

– Dia 20/09 – 18h30 – Sala 112 Bloco “S”, Câmpus II – para estudantes do turno noturno do Câmpus II.

(Texto: Denise Alves, estagiária da Dicom, sob supervisão e com a colaboração de Diene Batista)

Fotos: Ana Paula Abrão