Encontro Científico de Fisioterapia reconhece dedicação do corpo docente

(Texto: Izabella Moura, estagiária da Dicom)

Iniciou na manhã desta terça-feira, 5, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, o 20° Encontro Científico de Fisioterapia (ECIF 2019). Organizado pelo Centro Acadêmico Cláudio Lísias Monteiro, o evento comemora os 50 anos da legalização da Fisioterapia no Brasil e os 20 anos do curso na PUC Goiás.

A abertura do evento foi marcada pela homenagem realizada pelo CA, juntamente aos estudantes, à coordenadora do curso, profa. Larissa Mariana Veloso de Oliveira e aos  demais professores  com a entrega de uma placa simbólica em agradecimento à dedicação dos docentes nesses 20 anos. “No que se refere aos 20 da Fisioterapia na PUC Goiás os professores são os principais responsáveis, porque eles se dedicam a nos ensinar com carinho e dedicação”, comenta a acadêmica e presidente do Centro Acadêmico, Cristina do Carmo.

A professora Patrícia Leite Alvares fala sobre a emoção desse reconhecimento por parte dos alunos: “a gente é quase como uma família, então é gratificante e muito importante, a gente fica muito feliz e muito emocionado”, diz.

O tema Evidências atuais e novas abordagens terapêuticas foi escolhido pelo CA para proporcionar aos alunos experiências e conhecimentos em assuntos que não são apresentados durante a graduação, como Fisioterapia na oftalmologia e em pacientes em tratamento com hemodiálise: “a gente sempre traz atualidades dentro da Fisioterapia, o que há de mais novo na área” afirma a presidente do CA.

A professora Patrícia reforça a importância da escolha deste tema e nas discussões da inovação para a formação dos novos profissionais, além da relevância da produção científica do curso. “Às vezes, temos dificuldade em mostrar o nosso papel, a nossa importância e é só através do conhecimento científico que conseguimos mostrar para a população, para os pacientes e para outros profissionais a nossa relevância” diz.

Com programação nos três turnos, os alunos têm marcado presença em peso no evento inclusive esgotando as vagas nos minicursos e apresentações de trabalhos científicos. A estudante do 8° período, Thaís Lopes Mariano ressalta a oportunidade que os alunos têm através do evento de terem contato com as novas abordagens e de como isso reflete na vida do profissional.

“Com a tecnologia surgiram novas técnicas e procedimentos e a nossa atuação tem que estar de acordo com a evolução, são temas que vão agregar ao nosso futuro e que são interessantes. Temos que buscar mais conhecimento e tecnologias como ferramentas de trabalho”, analisa.

Fotos: Wagmar Alves