Em noite especial, Arqueologia comemora avaliação do MEC

O curso de Arqueologia da PUC Goiás comemorou hoje, em evento especial, a conquista do conceito máximo dado pelo Ministério da Educação (MEC). Reunidos no Auditório 3 da Área 2, no Setor Leste Universitário, gestores, professores, pais e alunos falaram sobre a importância da conquista.

“O cinco [conceito máximo atribuído pelo MEC, que varia de 1 a 5] significa muito. Foi conquistado a partir de um trabalho de longo prazo”, lembrou a coordenadora da graduação, professora Loriza Dantas.

Para a professora Eliane Lopes, diretora do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), unidade responsável pelo curso, a avaliação marca a excelência alcançada na instituição. “É uma avaliação bastante criteriosa, então recebemos esse conceito com muita alegria”.

Com a conquista, o curso de Arqueologia da PUC Goiás passa a ser o único no Brasil com o conteito máximo atribuído pelo MEC. “É algo que coloca nosso curso no cenário internacional, como referência”, analisou a pró-reitora de Graduação, professora Sônia Margarida. “Agora é manter essa avaliação, o que ao meu ver é tranquilo, porque já temos todo o caminho trilhado”, completou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Milca Severino.

Brilho no olhar

Os avaliadores do Ministério que visitaram a universidade para avaliar o curso deixaram registrado um ponto curioso: o brilho no olhar dos alunos. O fato foi destacado pela Reitoria e comentado pelos estudantes.

“Vou sair com o diploma de um curso que é nota cinco no MEC”, comemora a acadêmica Raíssa Caetano. “Posso dizer que no IGPA temos o diferencial da proximidade entre todos. Criamos vínculos que ultrapassam as barreiras acadêmicas”, completa a representante do Centro Acadêmico, Ana Carolina, ao tentar explicar o que pode ter feito os avaliadores do MEC enxergarem tamanho companheirismo. “Somos uma família”.

Fotos: Jota Júnior