Educandos do PAP participam de projeto gastronômico

Após o sucesso obtido com os educandos do Projeto Alfadown, no semestre passado, o Projeto Infantil Gastronômico (PIG), também ligado ao Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás, foi ampliado aos demais projetos permanentes do programa. Nesta terça-feira, 24, os educandos do Projeto Aprender a Pensar (PAP) e seus familiares participaram de uma das atividades lúdicas mais aguardadas: a produção de “sanduíches divertidos”.

“É uma atividade em que tentamos despertar neles, pelo lúdico, esse conhecimento dos alimentos e a vontade de consumo de alguns não tão populares na infância, como legumes e frutas”, explica o professor responsável pela atividade e idealizador do projeto, chef Alessandro Silva.

Como resultado, o chef já destaca o feedback recebido pelos familiares dos educandos. “Duas mães vieram falar, hoje, que as crianças não comiam alguns desses alimentos antes”, relata, ao dar como exemplo o consumo de frutas.

Na atividade, após fazerem os sanduíches, todos recebem os pais ou familiares para mostrarem o resultado, podendo comer o lanche. “Alguns comem juntos com a mãe, outros deixam o lanche inteiro para elas. Isso também mostra o amor pelo familiar, que geralmente fica orgulhoso. É uma experiência bem bacana”, reflete Alessandro.

Voluntária do projeto, a acadêmica do oitavo período de Psicologia Kelly Chaves, 25, vê na iniciativa um momento de ampliação da aprendizagem. “É uma experiência muito nova para mim. Quero trabalhar com crianças, então ter esse contato com diferentes realidades é muito bom, muito rico”, classifica. Além de trabalhar com os educandos do PAP, a voluntária também atua, neste semestre, com educandos do Alfadown.

As aulas de gastronomia trabalham, por meio de atividades lúdicas, consumo consciente, alimentação saudável e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Fotos: Izaura Araújo