EaD realiza calourada
Ser estudante EaD é muito mais do que fazer parte de um sistema on-line. Para integrar os calouros da educação a distância ao colegiado e aos espaços acadêmicos, a PUC Goiás acolheu na manhã deste sábado,14, no auditório da Área 2, os 300 novos estudantes que ingressaram na instituição neste mês de agosto.
Com entradas trimestrais que garantem um fluxo contínuo de estudantes, a EaD oferece atualmente 22 cursos de graduação e um total de 2.430 acadêmicos. De acordo com o coordenador de ensino a distância, prof. Rodrigo Martinez, o intuito do acolhimento foi despertar nos calouros um sentimento de pertença à universidade.
“Sempre fazemos um evento de inclusão para que eles conheçam a universidade, saibam quem são os alunos da PUC e saibam identificar em qual área estarão quando for fazer um trabalho. Os estudantes fazem parte de uma escola, de um câmpus, tem uma secretaria, uma diretora ou diretor, enfim, o estudante faz parte deste grande colegiado da PUC”, pontuou.
Um diferencial desta modalidade de ensino é que ela é executada no mesmo formato do presencial com professores a cada disciplina, monitores, tutores da área com pós-graduação e experiência docente, além dos eventos presenciais constantes.
“A gente diz que a educação é a distância, mas o aluno tem que estar sempre próximo de nós. A PUC escolheu entrar no EaD um pouco mais tarde, porque ela queria ter mais segurança daquilo que estava fazendo, só que a nossa instituição leva a EaD muito a sério, diferente do ensino atacadista que a gente encontra por aí. Hoje já são mais de 2 mil alunos e a gente vem crescendo a um ritmo constante”, analisou o prof. Rodrigo.
Uma experiência por inteiro
Com o ensejo de dar aula em academias, Tatyane Nunes Caixeta escolheu o curso semipresencial de Educação Física (bacharelado). Animada com o início das aulas, ela escolheu a universidade por encontrar nesta instituição a trilha do caminho profissional.
“A vida é corrida: trabalho, tenho casa, família e eu queria um curso em que pudesse adquirir o conhecimento, mas sem precisar ficar 100% do tempo dentro da universidade e na PUC eu encontrei isso. Vim aqui para conhecer os colegas e eu quero aproveitar ao máximo a instituição”, declarou a caloura.
Além de um café da manhã, os acadêmicos receberam informações gerais sobre a universidade e assistiram uma palestra sobre inteligência artificial conduzida pelo prof. Carlos Henrique Rorato Souza (PUC Goiás).
Fotos: Weslley Cruz