Discussões sobre saúde mental abrem o semestre da Unati

(Com Lucas São José de Faria, estagiário de Jornalismo)

A volta às atividades presenciais da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) foi marcada pela emoção e pela alegria no reencontro de educandos, professores e voluntários. Nesta segunda-feira, 21, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realizou a atividade inaugural do semestre da Unati com a palestra da psicóloga e terapeuta cognitivo comportamental, Priscilla Frota, sobre Saúde mental e bem-estar, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

“Este tema foi escolhido para a abertura das atividades presenciais depois de dois anos, quando passamos por diversas atividades on-line, porque é importante discutir sobre saúde mental sempre. Saúde mental é equilíbrio, ela define nosso bem-estar emocional, social, psicológico, afeta a maneira como nós pensamos, sentimos e agimos nos enfrentamentos da vida”, afirma a coordenadora do PGS, profa. Lisa Valéria Torres. Para ela, é essencial tratar do assunto com a população 60+ após os fortes efeitos do isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. A Unati manteve as atividades nos últimos dois anos na modalidade remota.

A palestrante Priscilla Frota reforçou no encontro com o público da Unati os cuidados com a saúde mental, desde o convívio com as pessoas até a prática de exercícios físicos. “Depois de tudo que nós vivemos e ainda estamos vivendo, este tema se tornou ainda mais relevante. Esse tema transcende a ausência de diagnóstico, não basta só isso, a gente quer qualidade de vida, quer ser produtivo, quer agir e reagir de uma forma tranquila diante dos desafios do dia a dia”, explicou ela.

Os educandos participaram da palestra e ainda podem se inscrever nas disciplinas para frequentarem neste semestre. São 15 disciplinas voltadas para pessoas com mais de 60 anos: serigrafia, espanhol, francês, fotografia, processo criativo, inglês, práticas em atenção, memória e linguagem, modelagem, pintura e desenho, narrativas de histórias de vida, encadernação, saúde funcional, café com Unati e ginástica funcional.

As disciplinas serão dadas por novos colaboradores voluntários que integrarão a equipe da Unati. Segundo Lisa, o público da Unati está ansioso para voltar às atividades presenciais. Para alguns, este é um primeiro contato com o programa. Já para os veteranos é realmente o momento de reencontro. Maria Madalena Oliveira, 82, ingressou na segunda turma que abriu da Unati, lá em 1993 ainda, acabou trancando por bastante tempo devido à responsabilidades e problemas do dia a dia. Retornou em 2014 e até hoje está cursando disciplinas. Ela destacou que está muito ansiosa e esperançosa para que seja bom esse retorno.

Ansiedade no retorno às aulas (Foto: Weslley Cruz)

Maria Tomé dos Reis, 65, é quase caloura na Unati. Ela começou a frequentar o programa em 2020 e logo depois as disciplinas passaram a ser ministradas virtualmente. Só agora poderá frequentar presencialmente as disciplinas e conhecer muitos dos colegas que só via pela telinha. “A Unati veio preencher aquele vazio que ficou depois da aposentadoria, depois que a família cresceu”.

Mais informações pelo fone: 3309-6156.

Fotos: Weslley Cruz