Discussões sobre Enade pautam evento da Siap

A programação da 42ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) da PUC Goiás, na manhã desta terça-feira, 30, reuniu diretores, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), coordenadores de cursos e da Avaliação Interdisciplinar em uma conferência sobre Matrizes de Referência. Eles participaram das discussões apresentadas pelo professor doutor Webster Spiguel Cassiano, do Ministério da Educação.

No Auditório da Área 4, ele falou sobre o uso das matrizes na construção de avaliações globais, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), aplicado em estudantes da graduação em todo o Brasil. O especialista explicou que o exame busca identificar as habilidades desenvolvidas durante o curso e explicou como são criadas as provas para garantir a melhor avaliação dos currículos desenvolvidos.

Segundo Cassiano, a execução das provas é um desafio para os avaliadores e permite avaliar competências técnicas e transversais. “Uma boa prova separa o que têm melhor competência na hora de responder a uma questão”, salientou. As dicas foram anotadas pelos professores e coordenadores, que semestralmente realizam a Avaliação Interdisciplinar e preparam os alunos avaliados para o Enade.

A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, que participou do evento, afirma que a Siap oferece requalificação dos professores com a com o objetivo de impactar o projeto profissional dos alunos da universidade. A programação da Siap termina nesta sexta-feira, 2 de fevereiro.


Fotos: Wagmar Alves