Dia do Circo é celebrado por crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia do Circo, celebrado no dia 27 de março, a Escola de Circo Dom Fernando, da PUC Goiás, apresentou nesta quarta-feira, 4,na sua sede, o espetáculo Matinês Circenses para cerca de 700 crianças e adolescentes oriundas de 10 escolas da rede pública situadas em Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e Jardim Dom Fernando. A apresentação, que foi preparada pelos alunos e educadores da Escola, foi composta por 11 números circenses com direito a malabares, palhaços, corda bamba, dança, entre outras atrações que animaram a plateia.

Coordenadora da Escola, a psicóloga Janaína Gomes de Souza destacou a proposta educativa do circo social, que utiliza a linguagem lúdica para ensinar noções de cidadania aos alunos, estimulando a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que vivem nas proximidades da Escola.

Ela deu as boas-vindas aos espectadores e adiantou que a Escola fará apresentações itinerantes nesta semana para colégios da rede pública: amanhã eles visitam a Escola Municipal Grande Retiro e, na sexta-feira, os alunos se apresentam na Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, ambas as apresentações no turno vespertino, às 15 horas.

Histórias de vida
Nas crianças e adolescentes que frequentam a Escola, é notável a relevância do circo como instrumento de socialização em suas vidas. Para a jovem Thaylany Matos, 15, que veio do município de Alvorada do Norte, interior de Goiás, a Escola de Circo foi um ambiente acolhedor em um momento de mudança de cidade. Além de fazer novas amizades, ela mudou sua concepção sobre o que é o circo: “eu achava que era só palhaçada, mas aqui nós aprendemos a respeitar uns aos outros e seguimos regras. Hoje eu vejo o circo de uma maneira diferente, é um espaço de aprendizagem”, declarou.

Sandra Aparecida, mãe de um aluno da Escola, estava concentrada na apresentação do filho. Moradora do Jardim Dom Fernando, ela trabalha no mesmo bairro como agente comunitária de saúde e sempre prestigia as apresentações das crianças: “eu acho o projeto do circo perfeito. Meu filho tinha dificuldades de socialização e fico muito emocionada, porque ele é uma criança muito introvertida e está interagindo muito bem com os outros colegas”, disse.

Mais informações sobre a Escola de Circo Dom Fernando, da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás podem ser obtidas pelo telefone: 3227-1899.