Dia A marca fim da campanha Amazoniza-te
As organizações eclesiais e sociais que compõem a campanha Amazoniza-te se reúnem nesta quinta-feira, 29 de julho, às 20 horas, em uma live celebrativa para encerrar as ações da campanha, iniciada em 2020, para dar visibilidade às lutas dos povos da Amazônia e aos perigos que estão expostos. A celebração on-line contará com apresentações de artistas locais e momentos orantes. As atividades serão transmitidas pelo Facebook e pelo canal da REPAM-Brasil no Youtube.
A celebração, batizada de Dia A – Amazoniza-te, relembra as conquistas da campanha e mobiliza toda a sociedade para a tomada de consciência em vista da Amazônia e seus povos.
Para a diretora executiva da REPAM-Brasil, Ir. Maria Irene Lopes, a campanha propôs, mais do que conjugar o verbo amazonizar e torná-lo uma expressão pessoal e um chamado para que todas as pessoas se amazonizassem. “E essa convocação não se encerra com a campanha, na realidade, ela se estende para todas as nossas lutas e ações em defesa da nossa casa comum”, destacou.
A Campanha
Criada em julho de 2020, a campanha “Amazoniza-te” nasceu do diálogo entre as organizações eclesiais e da necessidade de sensibilizar a opinião pública brasileira e internacional sobre o perigo ao qual está sendo exposta a vida na Amazônia.
O desmonte dos órgãos públicos de proteção ambiental, o desrespeito contínuo da legislação, bem como ausência da participação da sociedade civil nos espaços de regulação e controle das políticas públicas também fomentaram a criação da campanha.
Integram a campanha Amazoniza-te o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Mídia Ninja e o Movimento Humanos Direitos (MHuD). Apoiam a campanha a ANEC, as POM, o OLMA e a CRB Nacional.
Texto: Comunicação REPAM- Brasil