Defesa da educação dá o tom de aniversário

Resgatando a memória e a história da luta pela educação no Brasil, a Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás abriu nesta segunda-feira, 10, as comemorações de seu segundo aniversário. No período da manhã, mostras com documentários sobre o papel do professor marcaram a programação. À noite, ocorreu inauguração da galeria Formação de Professores: História, Memória e Luta pela Educação. Também foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema que pauta a celebração: Formação de Professores e Defesa da Educação: História, Memória e Cultura de Resistência, no auditório da EFPH.

O diretor da escola, prof. Romilson Siqueira, explica que a programação deste aniversário tem “tom político e estético” e busca resgatar as três décadas da IV Conferência Brasileira de Educação (CBE). Sediado pela PUC Goiás, em 1986, o evento foi um marco nas políticas educacionais e reuniu mais de cinco mil educadores de todo o Brasil. Dele, surgiu a Carta de Goiânia, documento que, até hoje, é citado como inovadores no campo da educação. Documentos e imagens da conferência agora estão expostos no corredor da escola.

“Muito do que tem na Constit161010-efph-mesa-redonda-inauguracao-de-galeria-e-parabens-ap-109uição Brasileira no campo da educação veio dessa conferência. Reviver isso é importante porque passamos por um momento de necessária luta para que os direitos não retrocedam. Vamos lembrar os 30 anos e afirmar pontos de luta importantes”, afirma.

Ainda de acordo com o diretor, a escola prepara para dezembro a apresentação de seu projeto pedagógico, que deve ser implementado em 2017/1.

Pioneirismo

161010-efph-mesa-redonda-inauguracao-de-galeria-e-parabens-ap-60
Presentes na IV CBE, os professores da EFPH da PUC Goiás Iria Brzezinski, Clélia Brandão e José Carlos Libâneo participaram de mesa redonda sobre o tema do aniversário.

Abrindo as falas, Libâneo relembrou as implicações da ditadura militar no campo educacional. Ele ponderou que o Brasil, hoje, “vive um governo ilegítimo” e que “este governo está colocando rio abaixo conquistas sociais histórica da constituinte de 1998, em vários setores”, afirmou, sob aplausos.

Primeira diretora da escola, a profa. Clélia Brandão, lembrou a prioridade que a PUC Goiás para a formação de professores. “É uma data importantíssima, que traz para os alunos a importância do educador conhecer a história das instituições de educação”, frisou. Um show musical e o tradicional “parabéns” encerraram a noite de comemoração. A programação segue nesta terça-feira, 11.

Fotos: Ana Paula Abrão