Curso introdutório conjunto integra saberes de ligas da Enfermagem

As Ligas Acadêmicas de Anatomia e Fisiologia (LAAF) e de Apoio à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (LAMADOTT), vinculadas ao curso de Enfermagem, promoveram na última sexta-feira, 28, um curso introdutório conjunto nas salas multiuso da PUC Goiás, reunindo acadêmicos de diversas áreas da saúde.
O evento teve como objetivo abordar temas interligados, como a anatomia e a fisiologia humana, e sua aplicação no processo de doação de órgãos, essenciais para a formação multidisciplinar dos estudantes de Enfermagem e áreas afins.
A iniciativa surgiu da percepção de que os saberes de ambas as ligas se complementam e podem proporcionar uma abordagem mais integrada do conhecimento. A presidente da LAAF, Marcela Moreira de Lima, explicou que a proposta foi unir os conceitos de anatomia e fisiologia, fundamentais para o entendimento do funcionamento do corpo humano, com os temas relacionados à doação de órgãos, área de atuação da Lamadot.
Segundo a acadêmica, o curso é uma tentativa de promover uma maior compreensão de assuntos frequentemente abordados de maneira isolada em diferentes áreas, mas que possuem uma forte interconexão no contexto da saúde.
Para o presidente da LAMADOTT, Júlio César Ribeiro Machado, a atividade conjunta trouxe uma reflexão sobre a importância de entender os processos fisiológicos, como a morte encefálica, para a conscientização sobre a doação de órgãos.
“Cada liga tem uma identidade própria, mas ao unirmos anatomia e doação de órgãos, conseguimos uma visão mais completa sobre o tema. Esse intercâmbio de conhecimentos é essencial para desmistificar e melhorar o entendimento sobre o processo de doação e transplante”, refletiu.
Conexão de saberes
Os estudantes destacaram ainda a relevância de uma abordagem multidisciplinar no ensino de Enfermagem. De acordo com Marcela e Júlio muitos conceitos fundamentais como a anatomia e a fisiologia, frequentemente vistos de forma superficial no início da graduação, precisam ser aprofundados para que os estudantes possam compreender as complexidades dos processos biológicos envolvidos no cuidado aos pacientes.
O curso também proporcionou aos participantes uma visão mais ampla sobre o trabalho de outros profissionais de saúde, como nutricionistas, biomédicos e fisioterapeutas, que desempenham papéis importantes durante o processo de transplante.
A troca de experiências entre as áreas foi um dos pontos que mais empolgou os participantes. Marcela, por exemplo, relatou que ficou surpresa ao perceber o quanto essas profissões contribuem para o sucesso do processo de doação e transplante de órgãos – informação que foi compartilhada por Júlio.
“Nós da LAAF ficamos muito felizes ao perceber como o trabalho de outros profissionais, que não têm uma atuação direta no cuidado assistencial, é crucial para o sucesso da doação e transplante. Isso abre nossa visão para a importância de uma atuação mais integrada entre as áreas”, explicou.
Planos
Atualmente, as ligas contam com 47 inscritos, e os organizadores já planejam mais atividades conjuntas. Júlio afirmou que o evento é apenas o começo de uma série de iniciativas para estreitar os laços entre diferentes áreas do conhecimento.
“Temos planos de realizar mais atividades para reforçar essa ideia de que a saúde deve ser abordada de maneira holística, integrando conhecimentos de diferentes áreas para melhor atendimento ao paciente”, concluiu.
Vale destacar que ambas as ligas desenvolvem ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, tripé que fundamenta a missão educativa da universidade.