Curso de Odontologia promove competição de anatomia dental

Realizado na Escola de Ciência Médicas e da Vida, no Auditório Palestra da Área 1, o campeonato de anatomia dental uniu teoria e prática dos fundamentos anatômicos de uma maneira descontraída, contando diretamente com a participação dos estudantes de Odontologia.
Na tarde desta terça-feira, 6, o evento foi dividido em duas partes: primeiro ocorreram palestras com os Profs.Drs. Vinícius Morais e Eduardo Sampaio, seguidas pela competição de esculturas dentárias disputada pelos alunos.
Idealizador do evento e responsável por ministrar a disciplina de anatomia, Prof.Dr. Rogério Vieira Reges, informou sobre a importância do projeto que já alcança sua 5° edição. “Em todo semestre nós realizamos este evento para motivar e mostrar a importância da disciplina pré-clínica para os nossos estudantes. Desta maneira, eles poderão compreender o fundamento do conhecimento quando estiverem em clínica. Nós compartilhamos toda informação através das amostragens, interações com os banners e biomateriais, além das palestras. Ambos com o foco voltado para motivação ao conhecimento específico”, afirma.
A Profa.Dra. Karolina Kellen Matias, coordenadora geral do curso, reiterou a intenção de estimular o estudo e o aperfeiçoamento de todo o conteúdo aplicado durante o semestre, aproveitando o ensejo para incentivar futuras produções científicas.
Um dos palestrantes do dia, professor Eduardo Sampaio, buscou levar aos futuros odontólogos um pouco da sua vasta experiência no campo da periodontia, responsável pela saúde dos tecidos que sustentam os dentes.
“Busco esclarecer os mitos e verdades a respeito da higiene oral e os problemas acarretados pela falta dela. Infelizmente, as doenças orais são prevalentes no mundo, associada a falta de higienização correta. É possível observar que muitos bancos acadêmicos só ensinam a tratar a enfermidade, faltando com a prevenção. Muito por conta dos mitos que são propagados popularmente, sem associação com a ciência. Logo, é preciso trazer à odontologia para próximo da ciência, estudar os métodos preventivos com os graduandos.”, destaca.
Ao final do evento, os estudantes puderam levar para casa inúmeros brindes ofertados pelos patrocinadores, com a certeza que todo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos meses fora lapidado.

Texto: Juliano Cavalcante

Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz