Curso de Odontologia inaugura Clínica de Radiologia

A PUC Goiás inaugurou hoje, 12, a Clínica Escola de Radiologia Odontológica, localizada no Câmpus II. Equipada com aparelhos de última geração, a clínica conta com quatro salas de raio-x periapical, uma sala de raio-x panorâmica, duas salas de comando, uma sala de laudo, copa, área de circulação e sala de espera, além de toda a infraestrutura necessária para aulas, como mesas, computadores, quadro e projetor. Todos os ambientes são climatizados.

A obra foi finalizada na primeira quinzena de outubro deste ano, e está totalmente equipada. Dentre os aparelhos adquiridos, há um exclusivo da PUC Goiás: trata-se de um tomógrafo com raio-x panorâmico 100% digital, cuja entrega está prevista para o início do próximo semestre.

Durante a inauguração do novo laboratório do curso de Odontologia, a professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, lembrou que a instituição do curso foi, antes de mais nada, fruto de um ato de coragem, uma vez que o ‘caçula da universidade’ começou as suas atividades em 2020/2, época em que a pandemia do coronavírus estava no auge, o que não desanimou professores e alunos. Pelo contrário, diz, a motivação para seguir adiante foi tamanha que hoje o laboratório de radiologia do curso está sendo inaugurado.

“Hoje a universidade entrega mais uma importante obra do conjunto de laboratórios que estão sendo implantados para o curso de Odontologia. Nós estamos no quarto período do curso. Para o semestre que vem nós temos, ainda, uma parte importante para ser entregue nesse conjunto de obras até que, no final do ano que vem (início de 2024), a gente tenha concluído todo o parque de laboratórios que darão sustentação para a clínica odontológica”, informa.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Karolina Matias, manifestou grande alegria e satisfação com a concretização da obra, aquisição dos aparelhos e funcionamento do laboratório. Citando o professor Thiago Oliveira, responsável pela disciplina de radiologia do curso, que também estava presente no evento, Karolina explicou a fundamental importância da radiologia para a clínica odontológica: “A clínica radiológica se presta ao diagnóstico. A primeira etapa do tratamento odontológico é o diagnóstico, então, a clínica é essencial para proceder os atendimentos que vão acontecer no próximo semestre. É a evolução do curso”, comemora.

A professora informou também sobre a implantação de laboratórios denominados multiprofissionais. “São um ensaio para a clínica. Os alunos vão fazer todos os procedimentos em manequins e depois eles farão esses atendimentos em pacientes reais. É um laboratório de simulação, feito para dar mais segurança ao paciente”, explica.

A Clínica Escola de Radiologia Odontológica é resultado de um esforço conjunto entre a Reitoria, a Pró-reitoria de Graduação, a Pró-reitoria de Administração, direção da Escola de Ciências Médicas e da Vida, coordenação do Câmpus II e coordenação do curso de Odontologia. O padre David Pereira de Jesus, pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista abençoou as novas instalações.

Fotos: Wagmar Alves