Curso de Design celebra 25 com resgate histórico e homenagens
Na terça-feira, 5 de novembro, a PUC Goiás comemorou os 25 anos do curso de Design, com uma programação especial que reuniu estudantes, professores, egressos e convidados para celebrar a trajetória do curso e homenagear aqueles que contribuíram para seu sucesso. A celebração aconteceu no Auditório 2, na Área 2 da universidade, e foi marcada por momentos de emoção, homenagens e reflexões sobre os avanços da área no Brasil.
O evento teve início com uma bênção religiosa, seguida por homenagens póstumas ao professor Felipe Chalfun, que fez parte da história do curso. Em seguida, a diretora da Escola Politécnica, Mirian Gusmão, proferiu um discurso destacando a importância do curso de Design: “Eu aprendo muito com vocês. O curso de design é o sol, a luz da Escola Politécnica. Faz com que a gente pense diferente e provoca um crescimento coletivo para todos os cursos que integram nossa escola.” Mirian ressaltou o compromisso com a excelência, visível nos trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e na atuação dos egressos no mercado.
Genilda Alexandria, coordenadora do curso há 10 anos, também discursou, enfatizando o significado do Design como um espaço de encontros e partilhas. “O curso de Design encontrou morada na PUC Goiás há 25 anos. Cada projeto e cada aula refletem um pouco de cada um de nós, e, apesar de ser maior do que todos nós, leva consigo parte da nossa história e identidade”, afirmou.
No “Momento O Design em 25 Anos”, ex-alunos como Fernanda Tosta (EUA), Braz de Pina (SP) e Jhonathan Soares compartilharam suas experiências profissionais e a influência do curso em suas carreiras. Os professores Wagner Bandeira e Flávio Gomes, ambos ex-coordenadores, também participaram, discutindo as transformações no Design ao longo dos anos. Wagner, um dos primeiros professores do curso, relembrou sua trajetória na PUC Goiás e a evolução do Design: “Foram anos intensos e enriquecedores, onde aprendi e cresci como docente e profissional”, explicou o docente que atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás.
Um dos pontos altos foi a homenagem surpresa aos professores Edith Lotufo, Tai Hsuan An, Laerte Araújo e Maurício Azeredo. Com leitura de cartas de agradecimento e entrega de troféus e caixas de arte, o momento emocionou a todos e destacou a importância dos docentes que ajudaram a fundar o curso para a formação de várias gerações de designers.
Às 10h30, no hall entre os auditórios, os artistas Ebert Calaça e Santiago Selon realizaram uma pintura ao vivo, seguida de confraternização com música ao vivo. Para finalizar a programação, o Auditório Marisa Roriz, na Área 3, irá receber uma sessão especial de cinema com a exibição de O Mágico de Oz, analisado sob a perspectiva da composição cromática. A professora Nancy de Melo conduziu um debate, explorando as escolhas cromáticas do filme e seus efeitos na narrativa.
A celebração marcou um marco significativo para o curso, reforçando o papel da PUC Goiás na formação de profissionais de Design inovadores e comprometidos com a ética e a sustentabilidade.
Fotos: Wagmar Alves