‘Cuidando Delas’: curso de Medicina propõe abordagem abrangente para a saúde da mulher

Com vistas a dar suporte biopsicossocial para mulheres que vivem em condição de vulnerabilidade decorrente de todo e qualquer tipo de violência, o curso de Medicina da PUC Goiás se mobilizou no sentido de viabilizar um projeto de conscientização na manhã desta sexta-feira, 24, dentro do contexto da Jornada da Cidadania.

A iniciativa integra a disciplina Projeto Integrador de Competências (PIC), cursada semestralmente e que consiste no desdobramento de um caso clínico vindo da comunidade atendida pelos estudantes e o caso escolhido para estudo neste semestre foi a história de uma mulher que foi submetida a sucessivos atos de abuso sexual pelo marido e pelo filho.

O estudante do 4º módulo do curso de Medicina da PUC Goiás, Felipe Guedes, explica que o caso passou por uma longa discussão com professores e estudantes e estudo de artigos científicos até alcançar uma tentativa de solução: “A gente viu pelos dados e trabalhos analisados que a conscientização é muito eficiente porque só de abordar o assunto a porcentagem de violência diminui significativamente”, afirma.

Pensando nisso, a proposta do PIC foi promover rodas de conversa com a professora de História da UFG Ana Rita e com a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social Evelyn, para orientar no direcionamento ao atendimento à saúde em caso de violência e falar sobre os direitos das mulheres em caso de violência sexual: “O nosso PIC falará da parte que nos compete, que é a parte biológica e social, das ISTs, que decorrem desse ambiente de violência sexual”, explica.

E, aproveitando o hype das corridas em Goiânia, a proposta da iniciativa foi encerrar o evento com uma corrida, que teve pré-cadastramento de 58 mulheres. Uma delas, era Marina Ribeiro, também estudante do 4º módulo do curso de Medicina.

Marina conta que a realização do evento na Jornada da Cidadania dá a ele projeção, publicidade e alcance que o tema precisa: “A intenção é atingir o maior número possível de pessoas e é muito gratificante participar efetivamente deste projeto. É muito bom poder tirar uma pessoa de uma situação de violência”, cita.

Na última Jornada da Cidadania, ocorrida entre 24 e 26 de 2018, a Estação Saúde fez 21.211 atendimentos.

A Jornada da Cidadania está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Foi aberta na quarta-feira, 22, e segue aberta ao público até o dia 24. Centenas de estudantes, professores, funcionários e voluntários se unem para garantir o acesso da população a diferentes serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer, das 8h às 17 horas, para a população da grande Goiânia. Esta é a sétima edição do evento, que conta com parcerias do poder público e da sociedade civil.

Foto: Wagmar Alves

Fotos: Wagmar Alves