Cuidados com a alma e psiquiatria pautam aula inaugural da Unati
Historicamente marginalizada pelo mito popular de que é “medicina para loucos”, a psiquiatria foi a área escolhida para as discussões da aula inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) neste semestre, realizada na última sexta-feira, 17.
O evento, que reuniu alunos do projeto, professores voluntários e graduandos voluntários no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, contou com aula ministrada pelo psiquiatra Maurício Frota. Ao explicar os usos e a importância da “medicina da alma” no contexto da terceira idade, o médico reconheceu-se como parte do grupo. “Tenho 61 anos. Segundo esses modelos, sou um jovem-idoso”, brincou.
“É muito comum, ainda hoje, sermos taxados de médicos de loucos, em todas as faixas etárias. Mas, no idoso, que é mais sensível e já está mais preocupado com seu decaimento, a indicação clínica pode fazer com que ele automaticamente ache que estão o acusando de estar perdendo a razão”, lembrou o palestrante, ao definir um problema muito comum no nosso cotidiano: ao ser “acusado” de alguma deficiência psiquica ou neurológica, o idoso reluta em aceitar a indicação de consulta com especialista, por medos associados à idade avançada, como a perda da autonomia e o abandono da família, por exemplo. “Minha intenção é, em primeiro lugar, desmistificar a abordagem psiquiátrica do paciente idoso”, frisou. A palestra seguiu com exemplos, perguntas e respostas e com o médico se incluindo no grupo e destacando a importância do cuidado da alma associado aos cuidados com o corpo.
Primeira Unati do Brasil
Prestes a completar 26 anos, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás firma-se evoluindo para um espaço de reflexão, de formação continuada e também como difusor da qualidade de vida da população idosa. Nos últimos anos, o foco na ampliação de oportunidades à população com renda mais baixa foi divisor de águas, como lembra o coordenador de Extensão da Universidade, professor Leônidas Albano. “Hoje, mais de 50% dos alunos da Unati estudam aqui com bolsa, o que demonstra um acerto institucional”, frisou. O gestor também lembrou o projeto como um importante espaço de encontro intergeracional, a partir da atividade de acadêmicos de graduação, que atuam anualmente como voluntários.
Coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, que reúne a Unati e outros projetos ligados à terceira idade, a professora Lisa Valéria Vieira Torres deu boas-vindas aos presentes, destacando a importância do tema escolhido para a aula inaugural. “Acho importante discutirmos de forma interdisciplinar duas especialidades médicas que sofrem preconceito histórico na nossa sociedade: a gerontologia e a psiquiatria”, afirmou. Sobre o palestrante, afirmou ter no doutor Maurício Frota um “amigo querido”, mas também alguém que “tem a qualidade de nos fazer enxergar coisas que muitas vezes, sozinhos, não conseguimos ver, em um primeiro momento”.
Matrículas
Ainda dá tempo de se inscrever em algumas disciplinas. Quem tem mais de 60 anos e deseja participar de alguma disciplina pode procurar a secretaria da Coordenação de Extensão, localizada na Sociedade Goiana de Cultura (Primeira Avenida, Setor Leste Universitário), até esta sexta-feira, 24. Entre as opções, disciplinas como dança, teatro, aplicativos para celular, idiomas (inglês, francês e espanhol), fisioterapia preventiva e ética e cidadania. Ao todo, são 15 disciplinas para os semestre. As atividades serão iniciadas ao longo desta semana para disciplinas práticas e da próxima para disciplinas teóricas. Informações e recomendações: (62) 3946-1339.
Fotos: Weslley Cruz