Consultório Farmacêutico é tema de aula inaugural

Uma área nova que pode trazer mais uma oportunidade para as 140 diferentes possibilidades de atuação que o curso de Farmácia proporciona. De olho nas demandas do mundo do trabalho, o colegiado do curso de Farmácia da PUC Goiás realizou aula inaugural nesta sexta-feira, 13, nas Salas Multiuso (Área 4), para discutir com calouros e veteranos o conceito de Consultório Farmacêutico. A aula contou com a presença da mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFG, Ane Trento, uma das pioneiras da área em Goiânia que, durante o evento, socializou informações sobre o papel social do farmacêutico ao longo da história, além de aprofundar sobre a temática central da palestra .

De acordo com a docente do curso, profa. Suzana Ferreira Alves, essa nova área proporciona uma autonomia à profissão, permitindo que o bacharel tenha seu próprio consultório ou atenda na assistência farmacêutica profissional. “É um atendimento focado na Farmacoterapia do paciente: ele é acompanhado e recebe instruções sobre o uso do medicamento. Podem ser feitos, também, alguns exames de triagem, como glicemia e lipídeos. É um acompanhamento personalizado”, explicou a professora. Essa área é nova em Goiânia e tem avançado na região Sudeste do Brasil nos últimos anos. Uma informação importante é que o consultório pode estar vinculado a uma drogaria ou funcionar em local neutro, com encaminhamento do paciente realizado por um profissional da área da Saúde.

Para a estudante do 10º período do curso, Fernanda Corrêa, que está de olho nas oportunidades do mundo do trabalho, o evento foi uma chance para conhecer mais sobre esse nicho que pretende se dedicar, depois de formada. “Vimos a importância deste consultório, principalmente, para pacientes que tomam remédios controlados, idosos, de forma a evitar efeitos colaterais indesejados. Essa nova possibilidade é um leque que está em desenvolvimento e promete muitas oportunidades para os alunos que se interessam”, refletiu a estudante.

Fotos: Wagmar Alves