Congresso técnico prepara atletas para 31ª Caminhada Ecológica

Neste sábado, 20 de julho, a PUC Goiás sediou o congresso técnico que antecede a 31ª Caminhada Ecológica, oferecendo orientações detalhadas sobre o percurso e os pontos de apoio. Eles também participaram de pesquisas realizadas pela instituição. O evento contou com a participação dos 26 atletas selecionados para a prova, entre eles 20 homens e 6 mulheres. Destes, apenas seis são estreantes, enquanto os outros 20 trazem a experiência acumulada de edições anteriores.

A Caminhada Ecológica, realizada pelo jornal O Popular e pelo Sesc, com patrocínio da Unimed, é a maior do gênero na América Latina, percorrendo um total de 330 km entre Trindade e Aruanã. O percurso será completado entre os dias 22 e 27 de julho, com uma média de 60 km por dia.

Além das orientações sobre a prova, os atletas participaram de uma coleta de dados para pesquisas da Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás. Esta pesquisa visa avaliar o desgaste físico dos participantes, com foco em aspectos como a pressão arterial, glicemia e perfil lipídico. “Esta é uma oportunidade para entender o impacto da caminhada nos atletas e também no meio-ambiente onde eles estão inseridos”, destacou a professora Priscilla Valverde, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

Durante todo o percurso, os atletas serão acompanhados por 20 estudantes e seis professores da universidade, que fornecerão apoio técnico e coletarão dados para a pesquisa. A equipe será coordenada pela professora Lívia Machado Mendonça, do curso de Enfermagem. “Este é um trabalho extremamente relevante para a gente colocar em prática o ensino dos cursos da saúde”, afirmou a professora.

Entre os estudantes está Carolina Carvalho de Jesus, mestranda em Atenção à Saúde, que participa pela segunda vez da caminhada. “Como pesquisadora, é muito importante ter esse contato com atletas de alta performance e eventos de grande porte”, disse Carolina, que na primeira edição prestou apoio assistencial como graduanda.

Inspiração

Silvéliton Martins da Silva, funcionário público, participa pela sétima vez, seguindo o legado de seu irmão, um dos primeiros atletas da Caminhada Ecológica. “Agora o que importa é a união, o companheirismo. É um ajudando ao outro, porque é um percurso muito pesado e tem que estar sempre motivado para conseguir chegar bem”, afirmou Silvéliton, que conta com o apoio de sua família em Trindade e Faina.

Já a técnica de enfermagem Euzimar Silvânia da Silva, em sua terceira edição, destaca o amor e carinho pela causa ambiental. “Entender o impacto dos quilômetros percorridos na saúde é importante para criar estratégias que sublimem o desgaste e melhorem a performance dos atletas”, comentou Euzimar, ansiosa pelos resultados das pesquisas.

Com a união de esforços entre atletas experientes, estreantes e a equipe técnica da PUC Goiás, a 31ª Caminhada Ecológica promete ser uma edição marcante, reforçando a importância da preservação ambiental e do cuidado com a saúde.