Congresso reforça importância de participação da igreja em políticas públicas

O dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, advogado e assessor jurídico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, se apresentou no primeiro dia do Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé, nesta terça-feira, 3, em Goiânia. Ele falou sobre Acordo Brasil-Santa Sé e na sequência, sobre Conquistas e Passos na Implementação do Acordo.

Com dez anos da vigência do acordo, ele reafirmou a necessidade da igreja se reafirmar como sujeito importante da sociedade civil organizada. “Hoje uma lei mais nova reconhece a igreja como um dos atores na execução e no planejamento de políticas públicas, então precisamos avançar”, contou ele.

Dr. Cysneiros afirmou que entre os desafios está o acesso à informação sobre o acordo e a quebra do preconceito. “O acordo é um tratado internacional e a participação das igrejas nas políticas públicas está amparada na constituição federal”.

O Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé reúne autoridades em Direito Canônico e comunidade ligada à universidade e à igreja católica, de 3 a 5 de setembro, no Auditório da Área 4 da PUC Goiás, para discutir o fundamento conceitual e jurídico da relação entre o Estado e as instituições religiosas. O evento é organizado pela universidade, pela Arquidiocese de Goiânia e pela Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira.

Fotos: Weslley Cruz

Fotos: Ana Paula Abrão