Congresso nacional sobre psicologia do trabalho é aberto na PUC Goiás

Foi aberto na noite desta quarta-feira, 11, a oitava edição do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), no Auditório da Área 4 da PUC Goiás. É a primeira vez que o evento bianual é sediado em Goiânia, recebendo estudantes, profissionais e pesquisadores de todas as regiões do Brasil e participantes de países da América Latina e Europa.

Presidente do 8º CBPOT a professora Helenides Mendonça destacou o viés inovador da edição, com a maior aproximação com profissionais da área e a visão interdisciplinar, integrando diferentes competências nas discussões relacionadas ao mundo do trabalho. “Os desafios na área do trabalho são enormes. Vivemos crises éticas, políticas, econômicas. As questões do trabalho atingem a todos nós”, considera ela ao destacar o encontro como uma oportunidade de colaborar com a resolução dos problemas emergentes.

“Psicologia positiva, gameficação, entre outras técnicas e iniciativas são novas perspectivas do trabalho que estamos vivenciando. O congresso traz muita inovação e oportuniza interações”, enfatiza a coordenadora do curso de Psicologia na PUC Goiás, professora Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar.

Novidades da edição

Além da maior aproximação com o mercado e com áreas correlacionadas, o evento iniciou nesta edição o Prêmio Sigmar Malvezzi “Uma vida dedicada à POT”. O pesquisador que dá nome à premiação, referência na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, foi também o primeiro agraciado, recebendo a homenagem durante a noite de abertura. Apresentação cultural da Cia de Dança Noah, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás e a conferência Análise crítica do mundo do trabalho, ministrada pela professora Anita Cristina Azevedo Resende (UFG) completaram a programação da abertura.

Participação

Analista de treinamento de uma grande empresa em Goiânia, a mestra em Psicologia Camila Nobre, 28, vê no evento uma grande oportunidade de acompanhar o que existe de mais atual entre pesquisadores e profissionais ligados ao mundo do trabalho. “O congresso permite esse intercâmbio de experiências. É algo que soma muito”, garante.

Na reta final da graduação na USP de Ribeirão Preto, o acadêmico Felipe Moreno, 22, está pela primeira vez na cidade, já como parte da programação. Ele apresenta seu relato de experiência sobre o trabalho em uma empresa júnior de psicologia na próxima sexta-feira, 13. “É uma área que me atrai muito como profissional e acho muito bom o evento ter essa preocupação com a integração entre mercado e universidade. Isso faz das discussões algo mais próximo da realidade”, comemora.

O CBPOT segue na PUC Goiás até o sábado, 14. A programação pode ser consultada na íntegra clicando aqui.

Fotos: Ana Paula Abrão