Conferência Internacional de Projetos para Sêniores recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a IV Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Sêniores, que será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório da Área 4 da PUC Goiás. A ficha de inscrição pode ser acessada  aqui. O evento tem como tema A universidade como mediadora de novas práticas na velhice e é realizado pela PUC Goiás, pelo Programa de Gerontologia Social (PGS) da Universidade, pela Rede Mundial para Projetos Educativos para+50 (Ripe+50) e pela Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis).

A Conferência será aberta no dia 3 de outubro, às 9 horas, pela mesa diretora, seguida pela conferência de abertura sobre o tema A velhice – “coisa” do interesse humano: um olhar a partir da Educação, a ser proferida pelo professor da Universidade do Minho, de Braga, em Portugal, Antônio Camilo Cunha. Durante a Conferência, serão apresentados trabalhos científicos, contemplando o tema Universidade como mediadora de novas práticas na velhice, por meio de pôsteres e comunicações orais.

A RIPE+50 procura estabelecer vínculos com outras instituições que também têm como objetivo discutir as questões da velhice e suas implicações nos vários âmbitos da vida. A terceira edição aconteceu em Santiago de Compostela/Espanha e priorizou ações educativas relacionadas às novas tecnologias.

De acordo com a coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás, Lisa Valéria Torres, “o objetivo da IV Conferência Internacional de Projetos Educativos para Sêniores, a ser realizada em Goiânia, será a discussão sobre a velhice, tendo a universidade como espaço mediador para reflexões sobre as práticas, enquanto ações voltadas a três eixos principais: a educação para o bem-estar, educação para a sustentabilidade e educação para o empreendedorismo”.

Mais informações sobre como participar da Conferência podem ser obtidas pelo telefone: 3946-1339 e 1175 ou pelo e-mail: ripe50.gynbrasil@gmail.com e lisavaleria.pucgoias@gmail.com.

Confira a programação completa dos dois dias do evento:

3 de outubro (quarta-feira)

PERÍODO MATUTINO
8h–8h30 Recepção e entrega de materiais
9h–10h30 Composição da mesa diretora
Apresentação cultural
Conferência de abertura: A velhice – “coisa” do interesse humano: um olhar a partir da Educação – Professor António Camilo Cunha, da Universidade do Minho,- Braga/ Portugal.
10h30 Coffee break – Exposição de banners
11h–12h30 Painel Brasil: Gerontologia e Envelhecimento
Home care: um cuidado para todos – Flavia Reis Caixeta Aguiar, Diretora técnica da Home Care Center.

12h30 Almoço

PERÍODO VESPERTINO
14h-16h Painel Europa: Gerontologia e Envelhecimento
16h–16h20 Coffee break–Exposição de banners
16h20-17h Painel América do Sul: Gerontologia e Envelhecimento
Apresentação de projetos/pesquisas de entidades/instituições e empresas vinculados à Gerontologia Educativa.
17h–17h15 Apresentação Cultural
17h15-18h Conferência de Encerramento: Dança Circular e Gerontologia: uma ferramenta na Educação (Danielli Montenegro – UNATI da PUC Goiás e Cristina Bonetti)

PERÍODO NOTURNO
19h30 Jantar de Confraternização