Conf.Com celebra Dia Internacional da Computação

A computação trouxe soluções para aquilo que, anos atrás, era impossível ou impensável. Quem diria, no século passado, que cientistas conseguiriam mapear todo o universo, com tecnologia 3D, nos anos 2000?! Esse e tantos outros exemplos reais revelam que a área de Tecnologia da Informação vem avançando em progressão geométrica nos últimos anos e, em função dessas demandas, cabe à universidade qualificar o futuro profissional para somar ao mundo da tecnologia com sua respectiva competência técnica, científica e, claro, valor humano.

E, no Dia Internacional da Computação, celebrado nesta quinta-feira, 15 de agosto, os centros acadêmicos e o corpo docente da Escola de Ciências Exatas e da Computação e Escola de Engenharia da PUC Goiás organizaram uma programação diferente que deixou os auditórios da Área 2 lotados de estudantes: a oitava edição da Conf.Com, evento que se propõe a discutir sobre as tendências da Computação.

O evento trouxe palestrantes renomados, que abordaram temas contemporâneos como Inteligência Artificial, Big Data, Automação Residencial, entre outros. Além das conferências realizadas no turno matutino, oficinas diversas pautam a programação do evento, que continua à tarde, na Área 2. “A computação está no cotidiano, desde a hora de levantar à hora de dormir e, em função disso, a escolha dos temas foram pautados na atualidade e são bem instigantes, tanto os avanços como as implicações que algumas tecnologias causam”, refletiu a docente da ECEC, profa. Nágela Bitar que, juntamente com os centros acadêmicos, coordena o evento.

A docente também exemplificou algumas situações que merecem atenção da comunidade acadêmica em relação à coleta de dados e direito à privacidade, que também dizem respeito ao universo da computação. No primeiro caso, ela citou o uso de câmeras em estabelecimentos comerciais, que filmam clientes para checar as práticas de consumo e a organização das prateleiras para incentivar as compras e, também, falou dos aplicativos que mapeiam a superfície terrestre. “Muitos processos estão sendo movidos contra empresas que divulgam fotografias de residências em apps. Quando olhamos as imagens nos mapas virtuais, muitas vezes, elas aparecem borradas e isso acontece, porque algumas pessoas pediram direito à privacidade”, pontuou a docente.

Dando suporte à logística e promoção do evento, os membros dos centros acadêmicos relataram a relevância de organizar uma conferência para os colegas. “É a oportunidade de conhecer profissionais que vão partilhar conhecimentos, além de trazer para a universidade temas que não vemos em sala de aula”, relatou a jovem Laís Pereira Felipe, presidente do CA de Engenharia de Computação. Já seu colega de curso e gestão, Danilo Dias Costa, vai poder aprofundar sobre sua futura área de atuação profissional, que é automação residencial: “ pretendo seguir com essa carreira no futuro. Sempre me interessei pelo desenvolvimento de hardwares, processadores e segundo as últimas pesquisas, 98% de todas as nossas aplicações gerais do cotidiano têm um processador ou programador. Gosto de pegar uma placa mãe e ficar analisando”, complementou o estudante.

Fotos: Wagmar Alves