Comissão realiza treinamento de ética em pesquisa

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) visitou nesta quarta-feira, 2, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) PUC Goiás, na Área 4, para o Projeto de Qualificação de CEP, que já qualificou mais de 140 comitês em todo o Brasil e deve fechar o ano com um total de 800 unidades de trabalho qualificadas.

O projeto  é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta com o Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, que visa educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética e os CEP em suas respectivas instituições.

Na PUC, o evento foi aberto com a apresentação do coordenador do CEP, o professor Rogério José de Almeida e da equipe, seguida de visita à estrutura do comitê. O reitor Wolmir Amado foi apresentado aos membros do Conep e ao projeto de qualificação, ainda no período da manhã, junto a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino.

À tarde, foi realizada uma roda de conversa com informações relevantes sobre o Sistema CEP/Conep e fechamento da atividade com a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho do CEP e contou com participação de pesquisadores. Segundo a consultora do Conep, Maria Rita Novais, o objetivo é a valorização do trabalho dos Ceps em todo o Brasil e da pesquisa. “O Conep serve ao Cep e o Cep serve ao pesquisador à luz da ciência”, explicou ela.

 

Fotos: Wagmar Alves