Começam aulas do curso de Alfabetização de Jovens e Adultos

O Programa de Educação e Cidadania (PEC) da PUC Goiás iniciou nesta segunda-feira, 04, as atividades com a quarta turma do curso de Alfabetização de Jovens e Adultos. As aulas ocorrem uma vez por semana, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás, no setor Leste Universitário e tem como objetivo ensinar jovens e adultos a ler, escrever, interpretar e fazer as quatro operações matemáticas básicas – somar, subtrair, dividir e multiplicar.

Para a professora Patrícia Marcelina Lourdes, que ministra o curso, os alunos escolhem a formação para poder relembrar a escrita, a linguagem e aumentar a autoestima. Além da professora, o curso conta com duas monitoras. As aulas possuem atendimento individualizado e o planejamento é feito diante das dificuldades que os alunos apresentam.

Graduanda de Pedagogia e monitora no curso, Juliana, 31, contou que a atividade melhora o seu currículo profissional. “O estágio obrigatório do curso de Pedagogia é voltado apenas à educação de crianças e adolescentes e quando estamos com pessoas jovens e adultas a metodologia e o jeito de ensinar é totalmente diferente”, explicou.
Segundo a aluna que está desde o inicio do curso, Laura, 61, a iniciativa a ajudou a ler, interpretar e até mesmo comunicar melhor. Agora, ela está aprendendo as quatro operações de matemática.

A sala onde é ministrado o curso possui cantinho de leitura, varal de poesia, leitura do cotidiano e a sacolinha de leitura, onde livros são disponibilizados gratuitamente para os alunos. As inscrições para o curso são contínuas e podem ser feitas no prédio da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da PUC Goiás, localizada na 1ª Avenida, 656, Setor Universitário (em frente ao Hospital das Clínicas) ou pelo telefone: (62) 3946-1175.

Texto: Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo na Dicom/PUC Goiás.